Confira a programação da TV Justiça para o fim de semana
Programa Meio Ambiente por Inteiro fala sobre sustentabilidade
O programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana vai falar sobre sustentabilidade no cotidiano. Ser sustentável está ao alcance de cada um de nós. Todos temos oportunidade de ajudar na luta pela conservação do planeta. Em casa, no trabalho e até mesmo na hora do lazer, é possível fazer a sua parte.
Mas de que forma podemos aplicar a sustentabilidade no nosso dia a dia? O que realmente significa ser sustentável? Temos que mudar hábitos? As empresas estão mais voltadas às ações ambientais?
Dois convidados comentam o assunto: Samyra Crespo, secretária de Relações Institucionais e Articulação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, e Perseu Fernando dos Santos, pesquisador e doutor em Ecologia.
E no quadro “Trocando em Miúdos”, o jornalista especialista em sustentabilidade Ricardo Carvalho fala sobre futebol e Meio Ambiente.
O programa será exibido neste sábado, às 19h. A reapresentação será no domingo, às 8h; na terça, às 18h; e na quarta, às 10h.
Grandes Julgamentos do STF exibe decisão que revogou a Lei de Imprensa
O programa Grandes Julgamentos do STF apresenta esta semana a decisão da Corte que revogou parte da Lei de Imprensa. O Supremo entendeu que alguns dispositivos da lei, editada em plena ditadura militar, estavam na contramão da Constituição Federal de 1988. Com a decisão, os jornalistas e os meios de comunicação passaram a ficar submetidos às normas da Constituição e a dos Códigos Penal e Civil.
O programa mostra os argumentos das defesas durante a sustentação oral no plenário do Supremo. Revela também as interpretações dos ministros da Corte, que se dividiram em três teses diferentes.
Além disso, mostra a opinião de todos os envolvidos no processo e a repercussão do resultado. O programa inédito vai ao ar nesta sexta-feira (15), às 20h. A reapresentação será no sábado, às 6h30, e no domingo, às 17h.
Sessão Cinemateca exibe "O Cangaceiro"
O Cangaceiro foi o primeiro filme brasileiro a conquistar a atenção do público e da crítica internacional. Rodado em 1953 nos estúdios da companhia Vera Cruz, marcou a estreia do diretor Lima Barreto no cinema e ganhou prêmio de melhor filme de aventura e melhor trilha sonora no festival internacional de Cannes. Graças ao sucesso, o filme foi apresentado em mais de 80 países.
Ao som de “Olê Muié Rendeira”, o sertão nordestino foi reconstituído nos arredores de Vargem Grande, cidade do interior de São Paulo. No elenco Alberto Ruschel, Marisa Prado, Milton Ribeiro e Adoniran Barbosa. Vanja Orico interpreta a trilha sonora acompanhada pelo coro dos Demônios da Garoa.
O filme será exibido nesta sexta-feira, às 21h, e no domingo, às 18h30.
Programa Academia fala sobre Segurança Jurídica e Justiça
Nesta semana, o programa Academia debate um estudo que trata de como as decisões judiciais em matéria constitucional podem satisfazer simultaneamente a segurança jurídica e a pretensão de Justiça ínsitas ao Direito. Trata-se da dissertação de mestrado “Segurança Jurídica e Justiça das Decisões Judiciais em Matéria Constitucional”. Um estudo de Clarissa Braga Mendes apresentado ao Programa de Mestrado do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).
O programa recebe para debater o tema Alexandre Veronese, professor e doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e Enzo Bello, professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense e doutorando em Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
O programa Academia é interativo e busca a participação de todo cidadão envolvido nas questões do Direito. Para participar envie um currículo com o título do seu trabalho para o e-mail: academia@stf.jus.br e a produção entrará em contato. O programa Academia vai ao ar domingo, às 21h. Horário alternativo: terça-feira, às 11h.
Apostila debate a condição jurídica do estrangeiro no Brasil
No programa Apostila desta semana o professor Valério Mazzuolli aborda o assunto "condição jurídica do estrangeiro no Brasil". O programa também conta com os alunos da Faculdade de São Bernardo do Campo – pela internet – e dos alunos do Uniceub – no estúdio.
De acordo com o professor, "a extradição de brasileiro naturalizado é possível, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização".
O programa funciona assim: no primeiro bloco uma aula sobre um tema específico do Direito. Em seguida, os alunos podem fazer perguntas para o professor. Participa quem está no estúdio, perto do professor, e também os alunos que acompanham a troca de informações pela web. Por fim, os convidados são desafiados em um quiz, um jogo de perguntas e respostas. Em pauta, sempre um conceito jurídico utilizado pelos operadores de Direito e pelos cidadãos. Encaminhe suas dúvidas e sugestões para o e-mail apostila@stf.jus.br. O programa também pode ser visto na internet pelo endereço eletrônico: www.youtube.com/programapostila
O programa vai ao ar neste domingo, às 23h, e será reapresentado na segunda-feira, às 11h. Também pode ser visto na internet pelo endereço eletrônico: www.youtube.com/programapostila.
Fonte: TV Justiça