Iniciativa do STF de televisionar sessões serve de modelo à Suprema Corte do Reino Unido
A aproximação do Supremo Tribunal Federal (STF) com a sociedade através dos meios tradicionais de comunicação – TV, rádio e site na internet – e também das novas mídias, como YouTube e Twitter, colocaram a Corte brasileira na vanguarda da comunicação institucional no cenário mundial e está servindo de exemplo para outros países.
A Suprema Corte do Reino Unido passou a transmitir ao vivo pela internet as audiências de julgamento, por meio da Sky News (http://news.sky.com/skynews/Supreme-Court), tendo como exemplo a experiência brasileira com a TV Justiça. O STF foi o primeiro tribunal do mundo a transmitir seus julgamentos ao vivo por meio de canais próprios de televisão e rádio: a TV Justiça e a Rádio Justiça.
Além de transmitirem as sessões plenárias na íntegra, as emissoras divulgam as ações, explicam as questões tratadas nos principais processos e promovem aulas e debates em linguagem acessível com o objetivo de aproximar o Judiciário brasileiro do cidadão. O STF aderiu ainda às novas mídias, como o YouTube e o Twitter, no qual já conta com quase 110.000 seguidores. O exemplo brasileiro já havia sido seguido pelo México e agora pelo Reino Unido.
VP/EH