TV Justiça exibe nesta quarta-feira (22) os programas Artigo 5º, Iluminuras e Refrão
Artigo 5º: direito à informação e garantia do sigilo da fonte
A TV Justiça transmite nesta quarta-feira (22) o programa Artigo 5º, que trata dos direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, previstos na Constituição Federal. No programa desta semana, o tema é direito à informação e garantia do sigilo da fonte.
O artigo 5º da Constituição assegura a todos o acesso à informação e resguarda o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício da profissão. Isso significa que, em casos específicos, não é preciso revelar quem passou determinadas informações. O sigilo da fonte é um direito usado pelos jornalistas, principalmente em matérias que envolvem denúncias.
O programa conversou sobre o assunto com Luiz Cláudio Cunha e Mamede Said Maia Filho. Luiz Cláudio Cunha é jornalista há 40 anos e ganhou os prêmios Esso, Vladimir Herzog e Telesp. Foi o primeiro jornalista a receber o título de Cidadão de Notório Saber da Universidade de Brasília (UnB). O professor de Direito Público da UnB Mamede Said é doutor e mestre em Direito e atua na área de pesquisa em Direito Administrativo e Constitucional.
O programa Artigo 5º é transmitido toda quarta-feira, às 21h, na TV Justiça. Horários alternativos: sexta-feira, às 13h30; sábado, às 15h; e segunda-feira, às 19h.
Iluminuras entrevista autor sobre modernizações para o Terceiro Setor
O programa Iluminuras desta semana recebe o procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, José Eduardo Sabo Paes. Ele fala sobre seu livro: “Terceiro Setor – Melhores Práticas Regulatórias Internacionais.”
O Iluminuras também apresenta a biblioteca pessoal da advogada Camila Montalvão de Albuquerque. Especializada em Direito do Trabalho, Camila descobriu o prazer da leitura na infância e guarda, até hoje, os livros que marcaram a entrada dela no mundo da literatura. Nos livros, Camila encontrou o caminho para outros hobbies, como o artesanato. E, com a maternidade, investiu em publicações sobre o tema. Mas apesar da agenda corrida por causa da chegada da filha, a jovem advogada arranja tempo também para se dedicar às obras jurídicas.
Ainda no programa, um passeio pela biblioteca do Superior Tribunal de Justiça.
O programa inédito vai ao ar nesta quarta-feira, às 22h. Horários alternativos: sexta, 8h30; sábado, 12h; e segunda, 18h. O Iluminuras também está no YouTube. Para ver este programa, basta acessar: www.youtube.com/programailuminuras.
O pop de Júlia Moreno agita o programa Refrão
O programa Refrão desta semana recebe a cantora e compositora Júlia Moreno. Natural de Valparaíso, Goiás, a artista trilha sua carreira musical na capital do país. Júlia aprendeu a tocar violão ainda na infância, sozinha, e às escondidas da irmã e dona do instrumento. Anos depois, em 2008, ao cantar e tocar diante dos colegas de faculdade, um deles decidiu inscrevê-la no programa de calouros Ídolos. Embora sem experiência profissional, topou o desafio.
Entre os mais de vinte mil candidatos inscritos no programa, Júlia foi selecionada como uma das 50 finalistas. A partir daí, decidiu se tornar uma profissional da música. Seu primeiro álbum – “Tudo em sol”-, foi lançado recentemente e traz canções conhecidas de seu repertório: Cachoeira e Sou pop, duas composições próprias que ela também interpreta durante o programa.
Além da conversa com Júlia Moreno, o programa mostra uma entrevista com o produtor cultural Aluízio Falcão. Nesta edição, o destaque do quadro Pauta Musical é o movimento Tropicália, que teve Caetano Veloso e Gilberto Gil como principais representantes.
O programa vai ao ar nesta quarta-feira, às 20h. Horários alternativos: quinta, 13h30; sábado, 19h30; domingo, 7h; e segunda, 13h30.
Fonte: TV Justiça