Twitter do STF alcança marca de 100 mil seguidores

10/06/2011 17:55 - Atualizado há 9 meses atrás

A página do Supremo Tribunal Federal (STF) no Twitter alcançou hoje (10) a marca de 100 mil seguidores. O acompanhamento das decisões da Corte e a dinâmica das sessões plenárias – quando nos julgamentos de maior interesse e relevância as informações são transmitidas voto a voto – colocam o STF entre as instituições de maior influência e popularidade no microblog. 

Lançada no dia 1º de dezembro de 2009, um ano depois a página do STF no Twitter atingia o grau máximo de influência (grau 100) no microblog, segundo informações obtidas por meio do aplicativo Twittergrader.

Nos julgamentos de grande repercussão social, como o caso Cesare Battisti, julgado no último dia 8, ou as ações em que os ministros reconheceram aos casais homoafetivos os mesmos direitos decorrentes da união estável, o STF ocupou os primeiros lugares nos chamados Trending Topics (ou TTs) do Brasil – lista em tempo real dos nomes e temas mais postados no Twitter. À medida que os 11 ministros iam revelando seus votos favoráveis aos direitos dos homossexuais, seus nomes se revezam nos TTs. Nessas ocasiões, há ainda um grande número de usuários que replicam as mensagens oficiais do STF (tweets) para suas listas próprias de seguidores.

O Twitter do STF recebe, em média, 7 mil adesões por mês. Só o interesse pelo desfecho da controvérsia judicial envolvendo a extradição do ex-ativista Cesare Battisti, por exemplo, foi responsável por boa parte das recentes adesões a esse canal oficial da Corte. Com a aproximação do dia do julgamento final do caso, o Twitter do STF alcançou aproximadamente 3 mil novos seguidores, em apenas uma semana.

STF na rede

Levar informação em tempo real, fomentar e abastecer o ambiente digital com conteúdo que promova a comunicação direta entre o Judiciário e a sociedade, bem como reforçar a transparência, são as principais atividades do Supremo Tribunal Federal nas redes sociais como Twitter e YouTube.

A transmissão de informações de forma ágil direta por meio das mídias sociais proporciona ao cidadão, que segue o STF, tomar conhecimento das decisões e julgamentos de grande repercussão. Se antes as pessoas dependiam dos meios de comunicação tradicionais para tomar conhecimento de alguma ação de instituições públicas, hoje, por meio das redes sociais, essa disseminação de dados se dá de forma muito mais rápida e dinâmica.

Recentemente o Twitter passou dos 300 milhões de usuários, o que representa quase toda a população dos Estados Unidos. Desse total, o Brasil está em segundo lugar no ranking de países com mais usuários no microblog. Os líderes ainda são os americanos. Criada em 2006 nos Estados Unidos, a ferramenta chegou ao Brasil em janeiro de 2008.

VP,DV/EH

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.