Programa Justiça em Foco mostra o Tribunal de Justiça de Goiás
O Tribunal de Justiça de Goiás é o tema do Justiça em Foco desta semana. O programa traz o perfil do presidente da Corte, desembargador Vítor Barboza Lenza. Ele nasceu na cidade goiana de Vianópolis e concluiu o curso de Direito em 1967, quando começou a advogar no interior do Estado. Aos 28 anos ingressou na magistratura e exerceu a função de juiz durante 20 anos. Vítor Barboza Lenza foi o responsável pela instalação do Juizado de pequenas causas em Anápolis (GO), onde também foi professor da Faculdade de Direito. O desembargador foi corregedor e presidente do Tribunal Regional Eleitoral goiano e assumiu a Presidência do TJ-GO em 2011.
O TJGO foi instalado em 1974 no Largo do Rosário, na cidade de Goiás, então capital da Província. Com a transferência da capital, a Corte passou a funcionar em Goiânia, em 1937. Com 137 anos de história, o Tribunal de Justiça de Goiás passou pela ditadura do Estado Novo, teve as garantias restabelecidas pela Constituição de 1947 e participou do processo de reabertura política no final dos anos 70. A atual sede foi construída em 1986 e utiliza recursos tecnológicos modernos. A Justiça goiana recebe cerca de 1,3 milhão de processos por ano.
O programa vai ao ar nesta segunda-feira (6), às 20 horas. A TV Justiça exibe reprises do programa na quarta-feira, às 18 horas; na sexta-feira, às 19 horas; e no sábado, às 22 horas.
Fonte: TV Justiça