Rádio Justiça: ética no exercício da advocacia e liberdade de imprensa entre os destaques

27/05/2011 19:25 - Atualizado há 9 meses atrás

Folhetim fala sobre o papel do advogado inspirado no episódio Nevada vs. Killa Diz, de “The Defenders”.
Na última semana, os fãs da série “The Defenders” foram surpreendidos pela CBS, que anunciou o fim do programa protagonizado por Jim Belushi (According to Jim; K-9 Um policial bom pra cachorro). Mas os fãs brasileiros podem curtir ainda por um tempo, afinal, dos 18 episódios, apenas oito foram ao ar. Nessa semana, Nick Morelli (Jim Belushi) e Lisa Tyler (Jurnee Smollett-Bell) se envolveram em uma confusão. O jovem rapper Killa Diz (rapper Romeo) foi acusado de assassinato. Os crimes aconteceram em uma boate, após a apresentação do músico e num local repleto de testemunhas. Uma das vítimas havia brigado com o rapper e a outra era uma professora e mãe solteira. Killa Diz alega inocência e garante que não estava mais no local quando o crime ocorreu. No entanto, a polícia não acredita e após divulgar uma música cuja letra o colocava como assassino, o rapper recebe voz de prisão. Acuado, Killa Diz foge e Nick decide encontrá-lo para poder averiguar a verdade dos fatos relatados por seu cliente. Após uma transmissão online, ao vivo, onde Killa Diz se defende, Nick pede a um hacker que localize o IP e o endereço de onde foi feita a transmissão. O problema é que ele e Lisa chegam ao local um pouco antes do que a polícia. Como Killa Diz já não estava no local, os dois recebem voz de prisão por favorecimento. O episódio inspira o programa Folhetim, desta semana. Afinal, qual o papel do advogado em um processo? E o que vem a ser o crime de favorecimento? Confira neste sábado, 28 de maio, a partir das 11h50.

Jornal da Justiça destaca Fórum Internacional Liberdade de Imprensa e Poder Judiciário
Ministros do Supremo Tribunal Federal, juristas, jornalistas, executivos, advogados e estudantes participaram nesta sexta-feira do Fórum Internacional Liberdade de Imprensa e o Poder Judiciário. O encontro aconteceu no auditório da 1ª Turma do STF. Durante o evento, a imprensa foi colocada como um dos pilares do Estado Democrático de Direito, ao lado de outros institutos, como as eleições livres, a independência do Judiciário, a separação dos poderes e também se falou sobre o relacionamento entre o Poder Judiciário e os jornalistas. Confira todos os detalhes no Jornal da Justiça de segunda-feira, dia 30, que ainda destaca: casal homossexual conquista na Justiça direito de adotar criança, em Patos de Minas, região de Alto Paranaíba, em Minas Gerais. Como ainda cabe recurso, as duas mulheres terão de aguardar o fim do processo para registrar a criança, que vive com elas desde 2008. Já no Superior Tribunal de Justiça, Quinta Turma mantém prisão de mulher acusada de matar criança durante ritual. Giovanna dos Reis Costa, de 9 anos, foi atraída até uma casa, na cidade de Quatro Barras (PR), em 2006, quando vendia rifa de Páscoa. Lá foi cruelmente assassinada por dois homens e um adolescente, seguindo as orientações dadas pela mulher que realizaria um trabalho para fertilidade no casamento. Jornal da Justiça, nesta segunda-feira, 30 de maio, a partir das 6 horas.

Justiça na Manhã fala sobre violência física contra criança
A imagem do ambiente familiar, do lar, está associada a aconchego, lugar em que uma pessoa, principalmente uma criança, pode se sentir segura. Mas, infelizmente, essa não é uma realidade em todos os lares. Mesmo com leis para proteger crianças e adolescentes, ainda nos deparamos com imagens como a divulgada no início da semana, em que um pai espancava seus filhos de 7 e 8 anos. O caso se deu no Vale do Ribeira, em São Paulo, e reacendeu a discussão sobre o problema da violência doméstica. Estudos mostram que 63% das crianças que hoje vivem nas ruas fugiram de casa porque eram vítimas da violência praticada pelos pais. Justiça na Manhã, nesta segunda-feira (30), a partir das 8 horas.

Justiça em Cena: alegação de insanidade mental é tema da radionovela “Tresloucados”
Juraci foi presa por atropelar o marido, o Albano. Para escapar da cadeia, doutor Peçanha, advogado de Juraci, quer que ela finja que está louca. Será que ela aceitará a “estratégia” de defesa proposta pelo advogado? Confira na trama de “Tresloucados”, a nova radionovela da Rádio Justiça, que fala sobre alegação de insanidade mental em um processo. Estreia na segunda-feira, dia 30 de maio, com apresentação em diversos horários.

Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.

Fonte: Rádio Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.