GDF recorre ao STF contra decisão do TCU que bloqueou bens de ex-dirigentes da Terracap

18/12/2002 18:30 - Atualizado há 9 meses atrás

O governo do Distrito Federal impetrou (17/12) Mandado de Segurança (MS 24423) contra decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que determinou a constituição de tomada de contas especiais da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e decretou, por um ano, a indisponibilidade de bens de vários ex-dirigentes da companhia.


 


De acordo com o procurador-geral do Distrito Federal, Miguel Ângelo Farage de Carvalho, a decisão do TCU reveste-se de abuso de poder, na medida em que atinge companhia pertencente à administração indireta local e interfere na autonomia política do Distrito Federal.


 


Na ação, o governo do DF salienta que o objeto da ação do TCU, buscando apurar eventuais prejuízos causados por desapropriações de terras públicas e supostamente objeto de “grilagem”, é matéria de competência executiva e legislativa local.


 


“Embora se possa até admitir haver interesse da União tendo em vista que ela participa do capital acionário da Terracap, tal interesse não pode ser levado a ponto de justificar tais assuntos, porque a competência da União não alberga aludidas matérias”, argumenta o procurador-geral do DF.


 


#BB/JB//AM

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.