Rádio Justiça: decisões do Supremo, pagamento de precatórios e exclusão de herdeiros entre os destaques da programação
Jornal da Justiça: Ação Penal que investiga empréstimos do BMG para o PT volta para 1ª instância
A Ação Penal que investiga supostos empréstimos fraudulentos do BMG para o PT volta a tramitar na 1ª instância. Como o ex-deputado José Genoíno não foi reeleito e era o único réu com prerrogativa de foro no caso, o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo, determinou o encaminhamento dos autos para a 4ª Vara Federal de Belo Horizonte. Outro destaque: Rio Grande do Sul será sede do II Congresso Internacional de Ciências Criminais. O tema deste ano é “Criminologia e Sistemas Jurídicos Penais Contemporâneos”. O evento acontece entre os dias 6 e 8 de abril, em Porto Alegre, e terá palestras, debates e conferências com autoridades de diversos países. Conheça os detalhes na entrevista com o coordenador do encontro, o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Nereu Giacomolli. Já no Ceará, o Tribunal de Justiça instituiu o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. O objetivo é reduzir a quantidade de processos protocolados, por meio da mediação. Jornal da Justiça, nesta segunda-feira (21), a partir das 6 horas.
Justiça na Manhã explica o pagamento de precatórios
Tribunal Superior do Trabalho determina sequestro de R$ 97.219,65 da conta do Rio Grande do Sul para pagamento de precatório de um ex-funcionário do estado. Com 82 anos de idade, o autor da ação foi diagnosticado com câncer de próstata e não tem condições financeiras para custear o tratamento. A decisão, inédita, quebrou a ordem cronológica de apresentação de precatórios. O programa Justiça na Manhã fala sobre o caso e também explica o que vem a ser o precatório e como é estabelecido o seu pagamento. Justiça na Manhã, nesta segunda-feira (21), a partir das 8 horas.
Justiça na Tarde: Projeto de Lei prevê mudança na exclusão de herdeiro indigno
Um Projeto de Lei permitirá tanto ao Ministério Público quanto a pessoas que tiverem legítimo interesse moral na causa a entrar com ações para declarar um herdeiro como indigno. Já aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, o PL também estipula em dois anos, contados do início da sucessão ou da abertura judicial do testamento, o prazo para ingressar com a ação. Hoje, somente aqueles que têm interesse econômico na sucessão podem propor a ação. O herdeiro declarado indigno perde o direito à herança. Um dos casos mais conhecidos atualmente envolve Suzane Von Richthofen, condenada por participação, em outubro de 2002, no assassinato dos pais. Em fevereiro deste ano, a 1ª Vara de Família e Sucessões de Santo Amaro decidiu pela exclusão de Suzane da relação de herdeiros, a pedido do irmão. Mas, se ele desistisse da ação, Suzane continuaria herdeira. Conheça detalhes desse projeto no Justiça na Tarde, nessa segunda-feira, dia 21, a partir das 14 horas.
Radionovela “Don Juan e Casanova” fala sobre processo de tombamento
A casa onde moram Teodoro e Lucinda adquiriu valor histórico. Isso porque se descobriu que o fundador da cidade mantinha um romance com a falecida mulher do Teodoro. Lucinda, que não é nada boba, decide tombar o imóvel. Mas seu pai se mostra irredutível. Será que ela conseguirá convencer seu pai dos benefícios? Confira na trama de “Don Juan e Casanova”, a nova radionovela da Rádio Justiça, que estreia na segunda-feira, dia 21 de março, com apresentação em diversos horários.
Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.
Fonte: Rádio Justiça