Saiba Mais: entrevistas mais acessadas no canal do STF no YouTube são destaque da semana
Após uma separação dolorosa, em alguns casos, uma das partes da relação rompida, motivada pelo sentimento de vingança, leva o filho a romper os laços afetivos com a outra parte. Essa situação foi denominada Síndrome da Alienação Parental por Richard Gardner, em 1985. Esse assunto é tema de uma das entrevistas mais vistas do quadro “Saiba Mais”, do canal oficial do STF no YouTube, e está em destaque na página nesta sexta-feira (21).
Na entrevista, a advogada Maria Cláudia Azevedo Araújo explica como um filho pode ser vítima de um de seus genitores e quais as consequências desse tipo comportamento, que acaba provocando fortes sentimentos de ansiedade e temor no outro genitor. Ela esclarece o significado exato da expressão “Síndrome da Alienação Parental” e em que situações ocorrem apenas implantações de falsas memórias na criança.
Maria Cláudia também conta como o assunto virou objeto de Projeto de Lei da Câmara (PLC 2010) e foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal em 2010. A entrevistada ainda aponta quais são as sanções que o projeto estabelece para punir a prática.
A entrevista foi veiculada pela primeira vez em 7 de agosto de 2010, tendo sido acessada mais de 4,2 mil vezes.
Ranking
A entrevista sobre a Síndrome da Alienação Parental compõe o levantamento dos vídeos mais vistos do quadro “Saiba Mais”, feito a partir da ferramenta YouTube Insight, que revelou as 10 entrevistas mais exibidas no canal.
O quadro, atualizado semanalmente, destacou na última sexta-feira (14) a entrevista mais acessada entre todas as disponibilizadas, sobre a “Lei da Ficha Limpa”. Matéria publicada no Portal do STF também divulgou os endereços das outras quatro entrevistas mais bem colocadas.
Nesta semana, para fechar o levantamento, o canal destaca a sexta colocada no ranking. Em sétimo lugar está uma entrevista acerca das “Eleições 2010” (com 4.139 exibições), seguida por um vídeo que abordou o tema “Divórcio” (com 3.577 visualizações). A nona colocada tratou do “Registro de ovnis no espaço aéreo brasileiro” (com 2.912 acessos) e o décimo lugar abordou o tema “Modernização do agravo de instrumento” (com 2.790 acessos).
Veja todas as entrevistas:
6º lugar: Saiba Mais – Síndrome da alienação parental – 4206 exibições
7º lugar: Saiba Mais – Eleições 2010 – 4139 exibições
8º lugar: Saiba mais – Divórcio – 3577 exibições
9º lugar: Saiba Mais – Registro de ovnis no espaço aéreo brasileiro – 2912 exibições
10º lugar: Saiba Mais – Modernização do agravo de instrumento – 2790 exibições
AP/LC