Rádio Justiça: confira os destaques da programação desta quarta-feira (12)

11/01/2011 19:40 - Atualizado há 9 meses atrás

Jornal da Justiça: MPF quer suspender divulgação de resultado final de exame da OAB
A ação tem o objetivo de suspender a divulgação do resultado final do Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil em 2010. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal no Ceará, que também quer nova correção de todas as provas práticas aplicadas no país. Confira os detalhes na entrevista com o procurador Francisco de Araújo Macedo Filho. O Jornal da Justiça também traz a participação do conselheiro do CNJ, Walter Nunes. Em entrevista, ele fala sobre o "saidão de fim de ano" e o impacto provocado pelo uso das tornozeleiras eletrônicas. Só no estado de São Paulo, a redução no número de presos que não retornou aos presídios foi de 13%. Confira ainda os detalhes da II Conferência Mundial de Cortes Constitucionais. O evento acontece entre os dias 16 e 18 deste, no Rio de Janeiro, e contará com a participação de delegações de cerca de 90 países. Jornal da Justiça, nesta quarta-feira (12), a partir das 6h. 

Justiça na Manhã traz orientação às vítimas de enchentes
Os estragos provocados pelas chuvas em algumas regiões do país são inúmeros. Além dos riscos à saúde, há perdas materiais. Nos noticiários, há relatos de pessoas que, ano após ano, são prejudicadas pela água das enchentes que entram em suas casas, danificando a construção, estragando móveis e eletrodomésticos. Mas também há o prejuízo para os proprietários de automóveis. Confira nesta edição um debate sobre o papel do estado no caso dessas ocorrências e também a explicação sobre seguros e cobertura para os casos de desastres naturais. Justiça na Manhã, nesta quarta-feira (12), a partir das 8h.

Justiça na Tarde fala sobre o poder investigatório do Ministério Público
A jurisprudência é cada vez mais forte no sentido de que o Ministério Público pode investigar crimes sem a participação da polícia. Recentemente o Superior Tribunal de Justiça, rejeitou um recurso de um ex-deputado estadual de Minas Gerais acusado de formação de quadrilha e fraude em licitações públicas. A defesa do ex-deputado alegou ofensa ao artigo 4º do Código de Processo Penal, uma vez que a acusação foi baseada exclusivamente em provas do inquérito conduzido pelo MP. A relatora, ministra Laurita Vaz, destacou que o STJ e o Supremo Tribunal Federal consideram que o MP pode realizar diligências investigatórias de fatos ligados à sua atuação, como previsto na Constituição Federal. No entanto, são frequentes os recursos questionando esse poder do Ministério Público. Acompanhe discussão sobre o tema no Justiça na Tarde, nesta quarta-feira (12), a partir das 14h.

Radionovela “Do jeitinho que eu gosto” fala sobre corrupção
A mulher de Pedro, Mônica, decidiu vender marmitas. O negócio cresceu tanto que ela resolveu abrir um restaurante no apartamento, mas a prática é ilegal. Então Mônica tenta convencer o marido, 0que trabalha na prefeitura, a forjar um alvará de funcionamento para o restaurante. Acompanhe como ela fará isso na trama de “Do jeitinho que eu gosto”, a radionovela da Rádio Justiça, que é apresentada em diversos horários.

Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.
 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.