Rádio Justiça: acompanhe as decisões do STF e as mudanças no IR para casais homossexuais

16/12/2010 19:00 - Atualizado há 9 meses atrás

Jornal da Justiça: STF decide que dirigentes de cartórios sem concurso público podem ter de deixar o cargo
Supremo Tribunal Federal define, pela primeira vez, que dirigentes de cartórios que assumiram os cargos depois de 1988 sem concurso público, podem ter de deixar o cargo a qualquer momento. Até hoje prevalecia a regra definindo que, passados cinco anos da posse de um dirigente de cartório, ele seria mantido no cargo porque esse seria o prazo para a posse ser revista. Mas a maioria dos ministros do Supremo entendeu que quem passou a dirigir cartórios sem concurso público já sabia que isso era ilegal. Para a relatora, ministra Ellen Gracie, a oportunidade de comandar um cartório deve ser igual para todos os brasileiros.

Confira os detalhes da sessão plenária do STF no Jornal da Justiça que ainda destaca: ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, é condenado pela Justiça Trabalhista a indenizar cabo eleitoral por danos morais e materiais. Ele era coordenador de núcleo de campanha e ficou cego depois de ser atingido no olho, durante campanha para o ex-candidato. Outro destaque: Justiça determina que os proprietários da Fazenda São Luiz, no município de Paranhos (MS), devem aceitar o ingresso de órgãos de assistência aos indígenas que estão acampados em uma pequena área da fazenda desde 19 de agosto. São cerca de 50 índios guarani-kaiowás, que ocupam a área de reserva legal da fazenda. Eles estão isolados e sem acesso a alimentos e assistência à saúde. Jornal da Justiça, nesta sexta-feira (17), a partir das 6 horas.

Justiça na Manhã: Câmara inclui agressão de namorado na Lei Maria da Penha
Projeto de Lei aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados inclui agressão de namorado na Lei Maria da Penha. Ele estabelece que o namoro, mesmo que acabado, configura relação íntima de afeto para os efeitos previstos pela Lei 11.340/06. O projeto segue agora para análise do Senado, caso não haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara. Justiça na Manhã, nesta sexta-feira (17), a partir das 8h.

Ano judiciário termina nesta sexta-feira com sessão plenária
Acontece amanhã (17) a última sessão plenária de 2010. Na ocasião, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, deverá apresentar o relatório de atividades da Corte em 2010 e encerrará o ano judiciário. Constam na pauta diversos temas de matéria penal e também tributária. A Rádio Justiça transmite a última sessão plenária do ano, ao vivo, nesta sexta-feira (17), a partir das 9 horas.

Justiça na Tarde traz orientação sobre a declaração de IR para casais homossexuais
A comprovação da união estável é o único requisito para casais homossexuais para declaração de Imposto de Renda em 2011. Uma vez atendido, parceiros do mesmo sexo poderão usar o programa gerador de Imposto de Renda sem nenhum problema. No entanto, muitos processos sobre o tema ainda estão na Justiça. Acompanhe discussão sobre o tema no Justiça na Tarde, nesta sexta-feira (17), a partir das 14 horas.

Radionovela “Abusada” fala sobre interdição judicial e abuso de incapaz
O Alfredo e a Malvina interditaram judicialmente a mãe. Mas, ele só fez isso porque acreditava que a velhinha estava esclerosada. Com o passar do tempo, ele foi ficando intrigado, afinal, Malvina estava gastando demais e ainda declarou que o INSS havia suspendido o pagamento da pensão da mãe. Depois de muito protelar, ele tomou uma atitude e decidiu investigar a conta bancária da mãe. O que descobriu não foi nada agradável: Malvina estava roubando a própria mãe. Com base nessa trama, a radionovela “Abusada” fala sobre interdição judicial e abuso de incapaz. Acompanhe pela Rádio Justiça, com apresentação em diversos horários.

Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.

Fonte: Rádio Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.