TV Justiça: confira a programação para o fim de semana
Voluntariado é o tema do Repórter Justiça
O Repórter Justiça desta semana fala sobre voluntariado. A atividade que mobiliza milhões de pessoas em todo o mundo virou diferencial significativo na hora de disputar uma posição destacada no mercado de trabalho.
Segundo a Organização das Nações Unidas, a ONU, o Brasil tem cerca de 42 milhões de pessoas envolvidas com o trabalho voluntário, sendo que 53% do total é composto pelo sexo feminino. São pessoas que aliam a experiência profissional e de vida, ao desejo de contribuir com a cidadania e tentar iniciar os processos de mudanças em locais remotos, cidades e até mesmo países como, por exemplo, o Haiti.
No Brasil o trabalho voluntário é regulamentado por lei desde 1998 e não prevê vínculo empregatício nem obrigações trabalhistas. No plano internacional, só no ano passado, aproximadamente 7.500 pessoas atuaram em mais de 100 países recrutados pela ONU. Essas pessoas são incentivadas pelos benefícios que o status de voluntário internacional pode gerar no mercado de trabalho em seus países de origem.
O Repórter Justiça vai ao ar nesta sexta, às 21h30 e pode ser visto durante a semana nos horários alternativos (Domingo – 18h30 / Segunda – 19h / Quarta – 18h / Sábado – 20h) e também no YouTube: www.youtube.com/reporterjustica.
Carreiras fala sobre causas oriundas de concursos públicos
O programa Carreiras desta semana entrevista o advogado José Vanio Sena, formado também em Ciências Contábeis e pós graduado em Auditoria. Ele é presidente da Associação Brasileira de Candidatos a Concursos Públicos (ABCP), presta consultoria a estudantes de todo o Brasil e faz palestras preventivas, onde ensina como se evitar dores de cabeça na hora de fazer um concurso.
O trabalho do advogado é auxiliar os candidatos quando algum problema o impede de assumir a vaga. O programa mostra que grande parte das questões que vão parar na justiça diz respeito às provas discursivas. Sobre elas o entrevistado tem a seguinte opinião: “a meu ver, provas discursivas em concursos públicos só deveriam haver para cargos que necessitam exercer a capacidade de redação. Como é o caso de um juiz para elaborar uma sentença, redigir um acórdão, um jornalista para redigir um texto jornalístico”.
O programa também conta com a participação de estudantes que apresentam suas dúvidas sobre o tema.
O Carreiras vai ao ar todo sábado, às 22h. Horários alternativos: terça, 13h30; quarta feira, 21h e quinta feira 18h. O programa também pode ser visto pelo www.youtube.com/programacarreiras.
Programa Refrão fala do verão por meio de música
No programa Refrão desta semana, o verão dá nome à canção do quarteto brasilense Tiro Williams. Formado em 2007 por Vítor de Moraes (voz, guitarra e baixo), Eduardo Oliveira (guitarra e baixo), Felipe Carvalho (guitarra e baixo) e Artur Brandt (bateria), o quarteto lançou o primeiro álbum no ano passado e fez a abertura do show do trio norte-americano Green Day, em outubro, em Brasília.
Os integrantes sintetizam o significado do verão em duas palavras: praia e cerveja. Uma combinação prazerosa que, entretanto, não merece carona em qualquer passeio ou viagem, principalmente depois da Lei Seca – o nome popular da Lei 11.705/ 08, que alterou o Código Nacional de Trânsito para coibir o consumo de bebidas alcoólicas, sobretudo nas estradas. Por causa dela, o motorista flagrado com mais de dois decigramas de álcool por litro de sangue fica sujeito à multa, suspensão da carteira de habilitação por um ano, e até a pena de detenção.
O programa vai ao ar neste domingo às 20h. Horários alternativos: segunda, às 20h30; terça, às 18h; quarta, às 13h30. O programa também está no Youtube: www.youtube.com/programarefrao.
Serviço Público e incidência no CDC– esse é o tema do Apostila desta semana
No programa Apostila desta semana, uma aula sobre “Serviço Público e Incidência no Código de Defesa do Consumidor”, ministrada pelo professor Fabrício Bolzan. Os alunos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (SP) – via web – e os alunos do UniCEUB – no estúdio – acompanham a aula do professor. Além de tirar dúvidas sobre o tema, os alunos participam de um quiz eletrônico, uma forma descontraída de aplicar o conhecimento adquirido sobre Direito do Consumidor.
O professor Fabrício Bolzan fala sobre os direitos do consumidor no contexto dos serviços públicos, como fornecimento de água e luz. Ele ainda ressalta: “serviço público essencial deve ser contínuo e não pode ser interrompido”.
O Apostila vai ao ar todo domingo, às 23h. Horários alternativos: segunda-feira, 19h30; sábado, 18h30. O programa também pode ser visto na internet pelo endereço eletrônico www.youtube.com/programapostila.
Saber Direito Compacto: Juizados Especiais Criminais
O Saber Direito Compacto apresenta um resumo das cinco aulas do Saber Direito Aula. O professor Humberto Fernandes de Moura fala dos Juizados Especiais Criminais e destaca os principais momentos do curso.
O professor Humberto apresenta as características constitucionais dos Juizados, bem como o procedimento aplicável às infrações de menor potencial ofensivo.
O programa mostra ainda uma análise dos meios de impugnação de decisões no âmbito dos Juizados Especiais, fazendo um paralelo com o sistema recursal do Código de Processo Penal.
Quem quiser participar das gravações do programa, basta entrar em contato pelo e-mail saberdireito@stf.jus.br. Para assistir as aulas na internet basta acessar
www.youtube.com/saberdireitocompacto.
Na televisão, as exibições ocorrem na sexta-feira às 11h e no domingo às 10h.
A TV Justiça também apresenta o Saber Direito Responde. O professor que ministrou as aulas durante a semana esclarece dúvidas dos internautas sobre a importância dos Juizados Especiais Criminais. Essa parte do programa vai ao ar na sexta, às 10h; e é reprisado no sábado, às 00h30.
Além disso, também exibe uma entrevista com o professor Humberto Moura, que fala de sua experiência na docência no curso de Direito e ainda dá dicas de livros sobre o tema ministrado no Saber Direito Aula, “Juizados Especiais Criminais”. A entrevista vai ao ar na sexta, às 19h30 e é reapresentada no sábado, às 14h.
Fonte: TV Justiça