TV Justiça: Diversidades fala da alimentação dos veganos, sem produtos animais

26/11/2010 19:40 - Atualizado há 9 meses atrás

Alguns povos da antiguidade acreditavam que ao adotar uma alimentação sem o sacrifício de animais, teriam uma vida superior e o corpo purificado. Atualmente milhares de pessoas no mundo inteiro optam por não comer qualquer tipo de produto que tenha origem animal. Entre as razões, preservar a saúde e também por causa do modo industrial de produção desses alimentos que, segundo os adeptos, submete os animais a um processo extremamente doloroso, do nascimento ao abate. São os chamados veganos, que evitam usar inclusive, vestimentas feitas de bichos e cosméticos que tenham sido testados em animais. O programa Diversidades desta semana traz a história de pessoas que abandonaram todo e qualquer tipo de carne animal, leite, ovos e derivados, e que decidiram por uma alimentação que consideram mais saudável e menos cruel.

Em Brasília, no Distrito Federal, a banda de hardcore “¿Que Pasa Cabrón?” é formada por quatro integrantes, sendo três veganos, e um vegetariano. No programa, eles cantam a música “Pílula Vermelha”, que trata do veganismo. “Meu ponto de vista sobre veganismo é a relação entre o ser humano e a terra. Eu acredito que qualquer animal que está sobre a Terra tem o mesmo direito que nós, de estar livre. E eu acredito que a exploração de um pelo outro é errada”, desabafa Clauber Costa, guitarrista da banda.

Conheça também o dia a dia da família de Simone de Lima. Ela, o marido e os filhos procuram levar uma vida vegana, pela consciência de não maltratar os animais. Há muitos anos, eles aboliram a carne da mesa.

Veja ainda no Diversidades as dicas da culinarista vegana, Marina Corpucci. Ela pesquisa, inventa e adapta receitas sem utilizar produtos animais. No programa, ela prepara uma Lasanha Primavera, com queijo de castanhas.

O programa pode ser visto também no YouTube. Acesse: www.youtube.com/canaldiversidades.com.

Exibições:
Segunda-feira, 22h30; quarta, 11h30; sexta, 20h; domingo, 11h30.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.