STF recebe a visita oficial do presidente da República de Zâmbia
O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto, recepcionou nesta tarde o presidente da República de Zâmbia, Rupiah Bwezani Banda, e sua comitiva. Na visita oficial à Suprema Corte, o chefe de Estado e os ministros que integram a comitiva concentraram a conversa no êxito do sistema eleitoral brasileiro. A lisura do pleito, a velocidade com que o resultado é apurado e a confiança da população nas urnas eletrônicas brasileiras impressionaram os zambianos. Em razão de compromisso em São Paulo, o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, não pôde recepcionar o chefe de Estado.
Presente à recepção oficial da comitiva, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, colocou à disposição do país africano o acesso à tecnologia brasileira para a realização de eleições. Lewandowski deu detalhes sobre a tecnologia utilizada e informou que em 2017 estará concluída a identificação biométrica de todo o eleitorado. O ministro Marco Aurélio, que já presidiu o TSE por duas vezes, também participou da recepção à comitiva africana. Na Zâmbia, o presidente da República é eleito democraticamente para um mandato de cinco anos e pode disputar apenas uma reeleição.
Acompanharam o presidente Rupiah Bwezani Banda na visita oficial ao STF os ministros Kabinga Pande (Negócios Estrangeiros), Bradford Machila (Pecuária e Pesca), Dora Siliya (Educação), Maxwell Mwale (Minas e Desenvolvimento Mineral), além do vice-ministro do Comércio e Indústria, Lwipa Puma, e altos funcionários do governo. Durante a visita oficial de três dias ao Brasil, foram aprofundadas as relações bilaterais, por meio da assinatura de acordos e memorandos de entendimento nas áreas de segurança alimentar e assistência humanitária. Estão sendo implantados no país africano programas como o “Fome Zero” e outro de produção de biocombustíveis.
VP/EH