Rádio Justiça: programação destaca racismo, Processo Judicial Eletrônico e Código Eleitoral

05/11/2010 19:15 - Atualizado há 9 meses atrás

Folhetim usa filme Crash para discutir preconceito e xenofobia
O Folhetim desta semana inspira-se no filme Crash, de Paul Haggis, para discutir racismo e xenofobia. O longa traz o retrato de uma sociedade marcada pelo preconceito. Ultimamente, a polêmica está na vida real. Num caso recente, uma estudante de Direito brasileira, que usou a rede social Twitter para tecer comentários racistas contra nordestinos, está sendo processada.  Confira o que diz a legislação brasileira sobre racismo e xenofobia. Folhetim deste sábado (6), a partir das 11h50.

Jornal da Justiça: Processo Judicial Eletrônico chega à Paraíba
Justiça na Paraíba implanta o Processo Judicial Eletrônico. O objetivo é agilizar o andamento dos processos além de facilitar o acesso dos usuários ao poder Judiciário. Entenda como funciona e os benefícios de mais essa etapa do projeto de modernização da Justiça Federal na Paraíba, no Jornal da Justiça, que também fala sobre os resultados do colóquio nacional promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, em Brasília. Tribunais em todo o país receberão uma recomendação para que adotem o depoimento especial para crianças em caso de violência. Outro destaque: professora agredida dentro de escola será indenizada pelo Distrito Federal. A decisão é da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça. Jornal da Justiça, nesta segunda-feira (08), a partir das 6 horas.

Justiça na Manhã: juristas debatem Código Eleitoral
Acontece na próxima segunda-feira, dia 8, em São Paulo, uma audiência pública do Senado Federal para a elaboração do anteprojeto do novo Código Eleitoral. O encontro acontecerá na sede do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e será presidido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Antonio Dias Toffoli, presidente da Comissão de Juristas para elaboração do novo código. O atual foi instituído no ano de 1965 e especialistas sustentam que está envelhecido, tanto pelo passar do tempo, como pela Constituição de 1988. O Justiça na Manhã entra na discussão e traz a participação de especialistas na edição desta segunda-feira (08), a partir das 8 horas.

Justiça na Tarde fala sobre segredo de Justiça e quebra de sigilo
O segredo de Justiça se baseia em manter sob sigilo processos judiciais ou investigações policiais, que normalmente são públicos, por força de lei ou de decisão judicial. Deve ocorrer apenas em casos excepcionais, quando se questiona, em juízo, matéria que envolva a intimidade das pessoas e outras situações previstas na Constituição Federal. Confira tudo sobre o assunto e também uma explicação sobre segredo de Justiça e quebra de sigilo. Justiça na Tarde, nesta segunda-feira (8), a partir das 14 horas.

Radionovela “Pura Falsidade” fala sobre o crime de falsidade ideológica
Rafaela e Daniela são irmãs gêmeas. Uma delas está noiva e o futuro marido, Estevão, é milionário. Mas a outra tem alguns planos para essa união.
Rafaela pretende ficar com o noivo de Daniela e, para atingir o seu propósito, será capaz de tudo, até mesmo falsificar documentos para se passar pela irmã gêmea, esquecendo que isso é crime de falsidade ideológica. Acompanhe as confusões dessas gêmeas na trama de “Pura Falsidade”, a nova radionovela da Rádio Justiça que estreia nesta segunda-feira, dia 8 de novembro, com apresentação em diversos horários.

Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.

Fonte: Rádio Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.