Supremo realiza a II Mostra de Arte da Pessoa com Deficiência

20/09/2010 17:00 - Atualizado há 9 meses atrás

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), o Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta terça-feira (21), às 17h, a “II Mostra de Arte da Pessoa com Deficiência”. O evento é promovido pelo “STF sem Barreiras”, um programa de inclusão social criado em 2000 com o objetivo de planejar e adequar espaços da Corte às pessoas com deficiência.

A mostra será aberta pelo presidente do STF, ministro Cezar Peluso, e contará com quadros pintados pelo artista plástico Tonico, que tem síndrome de Down. Também serão expostas bijouterias da organização D’As Meninas Ateliê, que reúne artesãs com deficiência intelectual. O músico Ariosto Lopes, cego, se apresentará ao teclado e também tocando violão. A mostra será realizada no Espaço Cultural Ministro Menezes Direito, localizado no subsolo do edifício-sede do STF.

21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

No Brasil, há 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade, o que representa quase 15% da população (Censo IBGE, 2000). O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133/2005.

A data foi escolhida pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e de participação plena e em igualdade de condições da pessoa com deficiência.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.