Presidente da Colômbia visitará o STF nesta quarta-feira (1)
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, recepcionará nesta quarta-feira (1), às 16h, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, em sua primeira visita oficial ao Brasil desde que foi eleito em 20 de junho passado, em segundo turno, com cerca de 70% dos votos válidos. Na Colômbia, o voto é facultativo. Acompanham o presidente a ministra das Relações Exteriores, María Angela Holguín, o ministro da Defesa, Rodrigo Rivera Salazar; e o ministro do Comércio, Indústria e Turismo, Sergio Díaz Granados Guido.
De acordo com censo realizado em 2007, a Colômbia tem 47 milhões de habitantes. O PIB do país é de US$ 233,9 bilhões. A escolha do Brasil como primeiro destino internacional de Santos após empossado sinaliza a prioridade a ser conferida às relações com o Brasil, segundo analistas.
Nos últimos anos, as relações entre Brasil e Colômbia têm colhido benefícios da intensificação do diálogo político, assim como do incremento do fluxo de investimentos e do intercâmbio comercial bilateral.
O governo brasileiro tem procurado reaproximar a Colômbia de seu entorno, sobretudo no âmbito da Unasul e do seu Conselho de Defesa. Do lado colombiano, a busca de uma relação mais próxima derivou do reconhecimento de que o Brasil, por seu peso político e econômico, exerce liderança na região. A visita do presidente Juan Manuel Santos, acompanhado de sua chanceler e de seus ministros da Defesa e do Comércio, Indústria e Turismo indica os principais eixos que a Colômbia pretende atribuir ao relacionamento bilateral.
VP/CG
Com informações da Assessoria Internacional do STF.