Programas Carreiras e Repórter Justiça vão ao ar nesta sexta-feira (27)
Programa Carreiras fala sobre assessoria jurídica da ABIN
Nesta sexta-feira o programa Carreiras fala sobre o funcionamento da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e mostra as atividades dos assessores jurídicos da instituição. A ABIN é o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) e tem como competência assessorar o chefe de Estado nas mais elevadas funções, sobretudo em caráter preventivo. A Agência assegura ao presidente da República o conhecimento antecipado dos fatos e situações relacionados ao bem-estar da sociedade e a segurança do país.
O Carreiras mostra todas as possibilidades para um bacharel em Direito no Serviço de Inteligência. O primeiro passo para fazer parte desse grupo é prestar o concurso para advogado da Advocacia-Geral da União – AGU. A ABIN está entre as possíveis lotações. “Dependendo da posição dele no concurso público, o estudante que vier a se tornar um advogado da União pode vir a trabalhar aqui”, explica um dos entrevistados, Edmar Furquim. Chefe da Assessoria Jurídica da Agência, Furquim entrou na área de inteligência em 1995 como analista de informações – atual oficial de inteligência – na então Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
O Carreiras vai ao ar toda sexta, às 20h. Horários alternativos: sábado, 22h; segunda-feira, 21h e terça-feira, 18h. O programa também pode ser visto pelo www.youtube.com/programacarreiras.
Programa Repórter Justiça fala sobre tabagismo
O Repórter Justiça desta semana mostra a dimensão profunda dos problemas causados pelo tabagismo. O cigarro é considerado o maior problema de saúde pública mundial. Ele é o responsável pela morte de aproximadamente 625 mil pessoas por ano só nas Américas. Nos hospitais públicos brasileiros, 70% dos pacientes internados têm alguma doença relacionada ao tabagismo.
Há onze anos os estados membros das Nações Unidas assinaram o primeiro tratado internacional sobre saúde pública. Intitulada como “Convenção Quadro para o Controle do Tabaco”, ela tem ajudado a evitar a expansão do consumo de cigarros e a reduzir os danos provocados pelo vício à saúde das populações por meio de leis e de campanhas de esclarecimento.
As leis de combate ao hábito de fumar no Brasil estão cada vez mais rigorosas, reforçadas por campanhas cada vez mais frequentes de conscientização dos danos e males causados pelo vício do fumo. Exemplo são as contrapropagandas exibidas nos próprios maços de cigarros.
Para a psicóloga Karla Martins, “as pessoas geralmente sabem que o cigarro faz mal, mas poucos têm a noção, a dimensão do quanto ele faz mal”, afirma.
O Repórter Justiça vai ao ar nesta sexta – feira, às 21h30 e pode ser visto durante a semana nos horários alternativos (sábado – 20h / domingo – 18h30 / segunda – 19h / quarta – 18h / quinta – 13h30). Ele também pode ser visto no YouTube pelo endereço eletrônico www.youtube.com/programareporterjustica.
Fonte: TV Justiça