Rádio Justiça fala de toque de recolher escolar e dos direitos fundamentais
Jornal da Justiça traz balanço sobre toque de recolher a alunos de Fernandópolis (SP)
O toque de recolher a estudantes de Fernandópolis, no interior de São Paulo, já está valendo. Em entrevista, o juiz da Cara da Infância e da Juventude responsável pela determinação, Dr. Evandro Pelarin, fala sobre o objetivo da medida, batizada de “toque escolar”, que impõe inclusive multa aos pais em caso de reincidência. Confira também no Jornal da Justiça o resultado do mutirão do seguro DPVAT no Espírito Santo. De acordo com o Comitê Estadual de Conciliação, em apenas três dias, os acordos firmados resultaram em pagamento de quase R$ 4 milhões. Outro destaque: Conselho Nacional de Justiça arquiva reclamação disciplinar contra magistrada que determinou a prisão em flagrante do Procurador Regional da União por desobediência. Ele descumpriu ordem judicial que condenou a União a fornecer medicamento ou o valor em dinheiro para uma recém-nascida que necessitava de suplemento alimentar especial. Jornal da Justiça, nesta quarta-feira (18), a partir das 6 horas.
Justiça na Manhã fala sobre Direitos Fundamentais e acessibilidade
Acesso a água potável e a saneamento básico pode ser incluído entre os Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal. Tramita no Congresso uma Proposta de Emenda Constitucional para alterar o artigo 6º da Constituição, das garantias e também o 7º, acrescentando que a água é um bem de domínio público e um recurso natural limitado, dotado de valor econômico, social e ambiental. A Organização das Nações Unidas aprovou, em julho deste ano, uma resolução afirmando que tanto a água como o saneamento básico são direitos essenciais aos seres humanos. O tema estará em debate nesta quarta-feira. Outro destaque é a questão da acessibilidade a deficientes visuais em lan houses. Um projeto de lei que tornar obrigatório o computador adaptado nesses estabelecimentos. Justiça na Manhã, nesta quarta-feira (18), a partir das 8h.
STF: questionamento à lei que instituiu as rádios comunitárias é destaque da sessão plenária
Um dos destaques da pauta da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal é a Ação Direta de Inconstitucionalidade em que o Partido Liberal (PL) questiona Lei Federal que instituiu o Serviço de Radiodifusão Comunitária. Sustenta que ao vedar o proselitismo de qualquer natureza, ofendeu o artigo 5º da Constituição. Outra ADI é sobre Lei do Estado de Goiás que criou o cargo de Diretor Geral da Polícia Civil, fixando sua nomeação e exoneração pelo Governador dentre os delegados de carreira “da classe mais elevada”, o que ofenderia o artigo 144, ao restringir à classe do dirigente. A Rádio Justiça transmite a sessão plenária desta quarta-feira (18), ao vivo, a partir das 14h10.
Justiça na Tarde traz debate sobre as dificuldades de acessibilidade nas grandes cidades
Acessibilidade é um direito, mas, para conquistá-lo, dá trabalho. Campanhas orientam sobre a importância de a população respeitar as vagas reservadas as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. No mesmo sentido, lembrar que estacionar diante de uma rampa de acesso, impede a locomoção de um cadeirante. Além disso, há a preocupação com as calçadas desniveladas, esburacadas e muitas vezes estreitas. Isso sem contar, a ausência de adaptação em empresas públicas. Muitas vezes é preciso recorrer à Justiça. Um exemplo ocorreu no Maranhão. As empresas de ônibus só irão adaptar 20% de sua frota por se tratar de uma decisão judicial, além da multa de R$ 1 mil por dia em caso de descumprimento. Especialistas debatem o tema no programa Justiça na Tarde, nesta quarta-feira (18), logo após a sessão plenária do STF.
Crime do colarinho branco é tema da radionovela “Colares e Colarinhos”
A dondoca Verinha Mendonça foi presa ao carregar uma mala cheia de dólares ao Panamá, a pedido do marido, o empresário Demóstenes Mendonça. Na prisão ela conhece outra socialite. Trata-se de Branca, com quem irá se unir para bolar um plano e se vingar do empresário. Confira as confusões que essas duas senhoras irão se envolver na trama da radionovela “Colares e Colarinhos”, que é apresentada na Rádio Justiça em diversos horários.
Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.
Fonte: Rádio Justiça