Ministro Ayres Britto passa a integrar a Segunda Turma do STF
“Gosto de sair da inércia, do imobilismo. Gosto de experimentar novos contatos, novas experiências”, revelou o ministro, ao se despedir da Primeira Turma.
No início da sessão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) desta terça-feira (17), o ministro Carlos Ayres Britto informou aos colegas que estava deixando o grupo e se transferindo para a Segunda Turma da Corte. Ao se despedir, o ministro explicou que o motivo de sua saída era o de poder completar sua passagem pelo Tribunal passando por todos os órgãos da Casa. “Gosto de sair da inércia, do imobilismo. Gosto de experimentar novos contatos, novas experiências”, revelou o ministro.
O ministro falou de sua experiência nos sete anos em que atuou na Primeira Turma, um “período frutuoso”, tanto no aspecto pessoal quanto profissional, disse. Ayres Britto fez questão de lembrar de todos os ministros que passaram por esse colegiado no período em que ele participou dos trabalhos, e afirmou deixar um testemunho de apreço, admiração e gratidão aos colegas.
Ayres Britto disse que, com a mudança, busca enriquecer sua vivência na Corte, participando das duas turmas e do Plenário.
O ministro fez a mudança para a vaga do ministro Eros Grau, que compunha a Segunda Turma, e se aposentou. Com isso, o próximo ministro que for empossado no STF deverá integrar a Primeira Turma, exatamente na vaga deixada por Ayres Britto.
Boas-vindas
Após se despedir da Primeira Turma, o ministro Ayres Britto dirigiu-se à Segunda Turma, onde recebeu as boas-vindas dos ministros daquele colegiado. “Nós lhes damos as boas-vindas e desejamos todo o êxito”, afirmou o presidente da Segunda Turma, ministro Gilmar Mendes.
“Vim aqui para incrementar, desenvolver a minha experiência colegiada no Supremo Tribunal Federal. Por isso que depois de sete anos na Primeira Turma resolvi migrar aqui para a Segunda”, informou o ministro Ayres Britto.
Antes, o representante do Ministério Público Federal (MPF) na Segunda Turma, o subprocurador-geral da República Wagner Gonçalves, também congratulou o ministro Ayres Britto. “Sei que sua presença nesta Segunda Turma representa uma alegria para todos os ilustres ministros e seus pares, e para todos os membros do MPF que aqui venham a ter assento”, disse.
MB,RR/EH