Rádio Justiça traz julgamentos no STF e balanço da Lei Nacional da Adoção

04/08/2010 20:10 - Atualizado há 9 meses atrás

Jornal da Justiça: plenário do STF e ações dos TREs em destaque
Legitimidade de cobrança de contribuições financeiras sobre produtos de exportação será definida na próxima semana. O julgamento do Recurso Extraordinário no Plenário do Supremo Tribunal Federal foi retomado nessa quarta-feira, com o voto vista da ministra Ellen Gracie, que o levou ao empate. O desempate caberá ao ministro Joaquim Barbosa, que está de licença médica, mas participará da sessão plenária. Outro destaque: fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral culmina em fechamento de centros sociais no Rio de Janeiro, mantidos por candidatos. Os locais ofereciam atendimento médico e curso profissionalizante de forma gratuita, mas associada ao nome de candidatos. No Distrito Federal, o TRE negou o pedido de candidatura de Joaquim Roriz. A decisão foi tomada com base na Lei da Ficha Limpa, mas ainda cabe recurso. Jornal da Justiça, nesta quinta-feira (05), a partir das 6 horas.
 
Justiça na Manhã traz balanço de um ano da Lei Nacional da Adoção
A Lei Nacional da Adoção completou um ano. Ela modificou o Estatuto da Criança e do Adolescente e facilitou o processo de adoção no país. Além disso, reforçou a necessidade da preparação psicológica dos adotantes. Acompanhe um balanço sobre o que representou a lei na entrevista com o juiz do Conselho Nacional de Justiça, Nicolau Lupianhes Neto. Confira ainda nesta edição um debate sobre a lei, aprovada no Senado, que prevê a ampliação para seis meses da licença maternidade. Justiça na Manhã, nesta quinta-feira (05), a partir das 8h.

Justiça na Tarde fala sobre os aspectos legais do banco de horas
Muitas empresas adotam o banco de horas para compensar as horas extras de seus funcionários. No entanto, para ser colocado em prática, deve ser observada uma série de normas. Entre elas, a garantia da compensação dentro do período máximo de um ano e previsão em convenção ou acordo coletivo de trabalho. Nesta edição, confira os aspectos legais dessa prática, quando ela realmente pode ser adotada e quais as penalidades que a empresa que desrespeitar esse acordo está sujeita. Justiça na Tarde, nesta quarta-feira (05), a partir das 14h.

Radionovela “O bicho do jogo” fala sobre contravenção
Dona Jurema descobriu que sua filha Amélia está namorando Armando Bicudo, um bicheiro em ascensão. Se a notícia não era boa, consegue ficar pior: os dois estão de casamento marcado. Mas, como diz o velho ditado, “nada é tão ruim que não possa piorar”: Armando Bicudo quer que dona Jurema lhe dê dinheiro para que ele possa desbancar o maior bicheiro da região. Acompanhe o desenrolar dessa complicada história na trama de “O bicho do jogo”, a radionovela da Rádio Justiça que fala sobre contravenção, com apresentação em diversos horários.

Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
  
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.

Fonte: Rádio Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.