TV Justiça exibe hoje os programas Fórum e Repórter Justiça
Vai ao ar nesta sexta-feira (16) pela TV Justiça o Repórter Justiça que esta semana debate a saúde pública no Brasil. O programa faz uma análise da trajetória das políticas de saúde pública, com ênfase na prevenção e erradicação de doenças infecciosas e de propagação rápida, geradoras de epidemias.
No começo do século XX, o Rio de Janeiro tinha graves problemas urbanos, em especial na área de saneamento público. Nesse ambiente deletério varias doenças, dentre as quais o tifo, o sarampo, a febre amarela e a peste bubônica espalhavam grandes epidemias no seio da população. A trajetória de caos massivo para políticas públicas eficazes levaram os pensadores do direito e os nossos legisladores a criarem normas para proporcionar à população o direito sanitário.
As doenças tropicais têm incidência forte em nossa nação. Elas são as grandes vilãs quando se quer falar de enfermidades infecto – contagiosas. Muitas foram consideradas erradicadas, no entanto retornaram às agendas dos nossos profissionais de saúde, e para as manchetes das mais diversas mídias.
Mas será que existem vacinas, remédios ou tratamentos para todas as doenças? Quais serão os direitos que a população tem no aspecto sanitário, e como são traçadas as políticas públicas de atendimento ao cidadão?
Essas questões serão respondidas pelo médico Pedro Tauil no programa que será exibido às 21h30 e reprisado no domingo, 18h30; segunda, 10h30; quarta, 18h; quinta, 13h30 e também no YouTube (www.youtube.com/programareporterjustica).
Cirurgia plástica em debate no programa Fórum
Já o programa Fórum, que também será exibido nesta sexta-feira, fala sobre o aumento do número de cirurgias plásticas no país. O advogado Valter Bruno de Oliveira Gonzaga e o médico Ognev Meireles Cosac debatem o tema no programa.
O Brasil realiza mais de 600 mil cirurgias plásticas por ano. No público feminino, cerca de 25% são ligadas à face, 25% à mama e, 50% à lipoaspiração. No masculino, a maior procura é para cirurgias de pálpebra, nariz e implante de cabelo. A cirurgia plástica tem basicamente dois objetivos: a reparadora – quando há necessidade de reconstituição de uma parte do corpo, geralmente indicada por médicos; e a estética – para realizar melhorias na aparência. Existem riscos nos dois procedimentos.
O programa Fórum, inédito, vai ao ar às 20h30. Horários alternativos: sábado, às 18h30 e segunda, às 21h.
Fonte: TV Justiça