STF mantém suspensa lei do Rio sobre transformação de taxistas auxiliares em permissionários

24/10/2002 17:18 - Atualizado há 9 meses atrás

O Supremo Tribunal Federal referendou hoje (24/10) despacho do ministro Carlos Velloso (Pet 2788) que suspendeu a Lei municipal 3.123/2000 do Rio de Janeiro que autorizava a transformação de taxistas auxiliares em motoristas permissionários autônomos. 


 


A decisão foi aprovada por maioria, acompanhando o  relator, Carlos Velloso, vencidos os ministros Nelson Jobim, Ilmar Galvão, Sepúlveda Pertence e Marco Aurélio. Em seu despacho, no início deste mês, o ministro Velloso acolheu os argumentos da prefeitura do Rio de Janeiro e concedeu efeito suspensivo ao Recurso Extraordinário ajuizado pelo município contra ato do Tribunal de Justiça estadual que manteve a lei em vigor.


 


Leia abaixo trecho do despacho de Carlos Velloso referendado pelo Plenário:


 


“(…) A concessão de permissão a todos os motoristas auxiliares vale um acréscimo de treze mil veículos nas ruas da cidade, correspondentes ao número de motoristas auxiliares então existentes (…) dada a necessidade de veiculo próprio para a exploração do serviço.


 


A determinação legal da outorga não se fez acompanhar de qualquer estudo a respeito do impacto, no trânsito e no meio ambiente, do acréscimo de treze mil táxis aos dezenove mil em circulação.


 


(…)Trata-se de situação configuradora de grave dano de difícil reparação, posto que quanto mais tempo perdurar a desordem, mais difícil será a Administração retomar as rédeas do serviço, comprometendo assim a eficácia de ulterior decisão da causa que se afigura francamente favorável a requerente.


 


O aumento do numero de veículos nas ruas é a causa da gradual deterioração do sistema de transportes com a agravante, no Rio de Janeiro, do excessivo direcionamento do fluxo para o centro da cidade.


 


A administração tem como norte o desestimulo ao uso do automóvel para liberar o espaço de circulação dos ônibus, responsável pela esmagadora maioria dos deslocamentos.


 


O desejado aumento da velocidade média dos ônibus com um menor dispêndio de tempo dos passageiros nos percursos leva a melhoria do padrão de vida da população, com o aumento da produtividade no trabalho e uma diminuição do estresse, aliados a economia de combustível e a queda da poluição (…)”.


 



Ministro Carlos Velloso, relator da Petição (cópia em alta resolução)


 


#SS/BB//AM


 



Leia mais:


 


01/10/2002 – 14:36 – Prefeitura do Rio recorre ao STF contra transformação de taxistas auxiliares em motoristas permissionários


 


03/10/2002 – 18:34 – Velloso determina suspensão de lei do Rio sobre transformação de taxistas auxiliares em motoristas permissionários

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.