Guarda compartilhada é tema de entrevista no canal do STF no YouTube

04/06/2010 19:53 - Atualizado há 9 meses atrás

O juiz Arnoldo Camanho é o entrevistado desta semana no canal do Supremo Tribunal Federal (STF) no YouTube. Ele atua no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), e preside o IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família) no DF.

Na entrevista, Camanho explica o instituto da guarda compartilhada, criado por meio das modificações introduzidas no Código Civil pela Lei nº 11.698/2008. A nova redação prevê a responsabilização conjunta e o exercício de direitos e deveres do pai e da mãe que não vivam sob o mesmo teto.

Ele também tira dúvidas a respeito das regras básicas para a guarda compartilhada, mostra como é dividido o tempo que a criança deve passar com o pai e a mãe e explica os três tipos de guarda compartilhada: a alternada, a dividida e o aninhamento.

Por fim, Camanho detalha o que muda nas relações entre pais e filhos com a guarda compartilhada, como fica a questão do pagamento de pensão, e o que um juiz leva em consideração ao aprovar um pedido de pais que desejam cuidar conjuntamente da rotina de seus filhos.

NL/LC//RR

 

videoyoutube

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.