Rádio Justiça traz decisões do STF e decisão do MT que negou absolvição de pilotos do Legacy
Jornal da Justiça: Plenário confirma posse de UFRJ de terreno onde funciona casa de show no Rio de Janeiro
Os ministros do Supremo confirmaram na sessão plenária desta quarta-feira (26) uma decisão tomada pela própria Suprema Corte há 22 anos: o terreno de 36 mil metros quadrados onde funciona o Canecão – casa de shows mais tradicional do Rio de Janeiro – pertence à Universidade Federal do Rio. A universidade briga na Justiça pela devolução do terreno há quase quarenta anos. O Jornal da Justiça 1ª edição traz os detalhes. Acompanhe também: Justiça nega absolvição sumária dos pilotos americanos, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, do Jato Legacy que se chocou com o Boeing da Gol, matando 154 pessoas em 2006. Ouça ainda uma entrevista sobre as fraudes milionárias na compra de remédios em Goiás. Jornal da Justiça, nesta quinta-feira (27), a partir das 6 horas.
Programa Hora Legal e a nova lei das bibliotecas nas escolas
Todas as escolas da rede pública e particular do país deverão ter bibliotecas. E o acervo deverá ser de, no mínimo, um livro por aluno. A nova lei já está em vigor e o programa Hora Legal discute o assunto. Saiba também um pouco sobre a interrupção da gravidez em caso de fetos anencéfalos. O assunto é tema de seminário e contará com a presença de especialistas renomados. Acompanhe numa entrevista com o geneticista Thomaz Gollop. Hora Legal, nesta quinta-feira (27), a partir das 8 horas.
A fiscalização de barcos e lanchas em debate no Justiça em Movimento
O acidente com uma lancha no Lago Paranoá (DF) em que duas jovens morreram afogadas deixa uma dúvida: como é feita a fiscalização de veículos aquáticos como barcos, lanchas e jet ski em lagos, represas e praias no país? É preciso algum tipo de licenciamento, autorização ou habilitação para pilotar esses veículos? Saiba no Justiça em Movimento desta quinta-feira (27), a partir das 10h40.
Plenário julga reclamação de suposto traficante por uso de algema
Os ministros do Supremo julgam na sessão plenária Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) contra procedimentos de instalação do novo sistema de televisão digital. Alega que alguns artigos do decreto que dispõe sobre a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital ferem a Constituição. Os ministros também devem analisar reclamação em que um suposto traficante alega descumprimento da Súmula Vinculante 11 no ato da sua prisão. Essa súmula restringe o uso de algemas às prisões nas quais há resistência, receio de fuga ou de perigo à integridade física do preso ou de terceiros. Se algemas forem usadas indiscriminadamente, é possível o reconhecimento da nulidade da prisão. No ar, a partir das 14h.
Espaço Forense discute o bullying – a discriminação nas escolas
Um aluno da 7ª série foi condenado a pagar uma indenização de R$ 8 mil a uma colega de classe por ter praticado bullying. O nome pode parecer novo, mas a prática é conhecida de muitos jovens e adolescentes. Trata-se de atos de violência física ou psicológica que humilham, constrangem ou discriminam a pessoa. O resultado pode ser depressão e tristeza nos adolescentes. O Espaço Forense conversa com especialistas sobre o assunto nesta quinta-feira (27), a partir das 17 horas.
Crime ambiental é tema da radionovela “Pesadelo Verde”
Lúcia aceita hospedar a amiga Silvia e o namorado dela por uns tempos. Mas, Shiva-rei, o tal do namorado, é um radical defensor dos direitos ambientais e, mesmo como hóspede, modificou totalmente a rotina de Lúcia, acabando com todo o conforto e impondo regras muito rígidas, tudo em nome da preservação do meio ambiente. Tempos depois, as duas descobrem que Shiva-rei faz parte de uma organização poluidora e que a aparência de ambientalista era apenas uma fachada. Confira como Lúcia e Silvia vão lidar com a situação na trama de “Pesadelo Verde”, a radionovela que fala sobre os crimes ambientais.
Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.
Fonte: Rádio Justiça