Programa Fórum, da TV Justiça, debate segurança pública e violência urbana no Brasil

26/05/2010 16:20 - Atualizado há 9 meses atrás

O  programa Fórum, da TV Justiça, dedica a edição desta semana à discussão dos problemas da segurança  pública  e  da  violência  urbana. O tema é tratado pela secretária executiva do Conselho Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Mike, e pelo professor Arthur Trindade, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança da Universidade de Brasília (UnB).

Pesquisadores apontam que o crescimento da violência nas duas últimas décadas tem sido um dos maiores entraves  ao desenvolvimento da América Latina,  na medida em que inibe os investimentos na região. No Brasil, no mesmo período, o número de assassinatos cresceu 237%. Pesquisa recente da Organização das Nações Unidas (ONU) indica que, todos os anos, 40 mil pessoas perdem a vida no país vítimas da violência.

Para a  Regina Mike, mesmo com o registro de altos índices de violência urbana,  houve avanços no combate ao problema no Brasil. “O governo foi proativo na questão e a trouxe para ser debatida com a sociedade, estados e municípios. Isso tem trazido benefícios na queda da mortalidade e dos números de homicídios em várias regiões tradicionalmente violentas”,  afirmou.

De acordo com o professor Arthur Trindade, a taxa de homicídios que o Brasil registra está entre as mais altas do mundo. Para ele, a solução do problema não passa apenas por recursos governamentais, mas por integração política entre os órgãos do governo. “Quase todas as capitais brasileiras apresentam taxas de homicídio muito superiores às capitais europeias. A solução do problema não passa apenas pela polícia, mas depende fundamentalmente de ações articuladas com os governos”, explicou.

O programa Fórum vai ao ar hoje (26), às 20h30. Haverá reapresentações no sábado (29), às 18h30, e  na segunda-feira (31), às 21h.

Fonte: TV Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.