Presidente do STF recebe delegação parlamentar para as relações com os países do Mercosul
Representantes da Delegação Parlamentar da União Europeia para as Relações com os Países do Mercosul visitaram na manhã desta terça-feira (25) a sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF). Composta pelos deputados Luis Yañez-Barnuevo (presidente), da Espanha, Ilda Figueiredo e Edite Estrela, de Portugal, e Nathalie Griesbeck, da França, a comitiva foi recebida pelo presidente do STF, ministro Cezar Peluso, pela ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha e pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Paulo Tamburini.
A visita da comitiva faz parte do intercâmbio de missões parlamentares entre a União Europeia e o Brasil, e busca aprofundar o debate entre autoridades governamentais e políticas, parlamentares e representantes da sociedade civil sobre temas de interesse recíproco no contexto das relações bilaterais (União Europeia-Brasil) e inter-regionais (União Europeia-Mercosul).
Durante o encontro, o ministro Peluso explicou aos parlamentares a estrutura do Judiciário brasileiro e as principais atribuições do Supremo. O presidente da delegação europeia, por sua vez, ressaltou o relevante papel do Brasil no sentido de impulsionar as relações entre o Mercosul e a União Europeia.
Depois da recepção no gabinete da Presidência do STF, os parlamentares conheceram o Plenário do Supremo e visitaram as instalações da TV Justiça, da Rádio Justiça e o Plenário do CNJ. Lá, a delegação foi recebida pelo corregedor-nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, e demais conselheiros.
Modernização
A deputada Ilda Figueiredo ressaltou a importância do Poder Judiciário brasileiro para a sociedade. Ela destacou o processo de modernização e aprofundamento da Justiça no Brasil tanto no que se refere à área de informação quanto no contato com os países de língua oficial portuguesa.
Já a deputada Edite Estrela considerou muito interessante a experiência da TV Justiça, salientando a importante busca pela transparência na atuação do STF. “É um projeto muito interessante e que deveria ser adotado em outros países. Nós iremos, certamente, fazer referência a esse projeto no Parlamento Europeu e nos nossos países, porque é uma experiência singular”, frisou.
A comitiva ainda tem compromissos em Brasília até esta quarta-feira (26).
LC/EH
*Acompanhe também o dia a dia do STF na página oficial no Twitter (twitter.com/stf_oficial)