Rádio Justiça: confira os destaques da programação do fim de semana

21/05/2010 20:20 - Atualizado há 9 meses atrás

Regra do Jogo: TJ Pernambuco quer fiscalização de menores em estádios
O Tribunal de Justiça de Pernambuco vai assinar convênio com o Náutico, Santa Cruz e Sport para a instalação do Núcleo de Fiscalização da Infância e Juventude nos estádios. Conheça os detalhes nesta edição, que ainda conta com a participação do colunista Domingos Sávio Zainaghi. Desta vez ele falará sobre a Lei que premia e oferece renda mensal aos campeões das Copas de 1958, 62 e 70 que comprovarem não ter condições de sustento. No quadro Paixão Nacional, presença do advogado Alexandre Lesmann Buttazzi, torcedor do São Paulo. Regra do Jogo, neste sábado (22) às 12h30, com reapresentação no domingo (23) às 00h e 20h30.

Na Trilha da Vida conta a trajetória do juiz do trabalho Grijalbo Coutinho
Grijalbo Coutinho é de Novo Oriente, no interior do Ceará e apaixonado por rádio. Mais do que curtir as músicas ou as antigas radionovelas. Desde os seis anos, quando não estava na escola, ele ajudava o pai. Só escapava em dias de futebol, aos domingos. Mesmo sem autorização, dava um jeito de acompanhar uma partida e se encantava com o que via. Em entrevista, ele fala sobre a infância, sobre a escola numa época em que a palmatória era permitida e de como chegou ao posto de juiz. Na Trilha da Vida, neste sábado (22), às 20h30, com reprise às 9h de domingo.

Folhetim usa trama do filme “Preciosa” para discutir o crime de pedofilia
Claireece Preciosa Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Vive na Nova York de 1987, no bairro do Harlem. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo’Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. A violência sexual deixou rastros: Aos 13 ela teve uma filha, que na família chamam de “Mongo”, por ser portadora de síndrome de Down. Aos 16, engravidou novamente e terá outro filho e irmão. A trama fala de maus tratos, abuso sexual, violência física e moral e mais do que sensibilizar, procura chamar atenção para essas questões ainda presentes na sociedade. Acompanhe um debate sobre o tema no Folhetim deste sábado (22), às 12h10. Reprise no domingo (23), 0h30.

Cortes Supremas: ex-governador Colombiano é condenado à prisão
A Corte Suprema da Colômbia condenou a sete anos e meio de prisão o ex-governador Hernando Molina Araújo. Ele foi acusado de promover grupos paramilitares na cidade de Cesar, fronteira com o nordeste da Venezuela. Além disso, foi multado em US$ 1 milhão e inabilitado ao exercício de cargos públicos durante o período. No Chile, a Corte Suprema rebaixou a pena de um oficial do exército processado e sentenciado pelo desaparecimento, em 1973, de um agricultor da região de San Javier, ao Sul do país. Já a Argentina começa a utilizar o sistema de citação eletrônica para agilizar o tempo dos processos. Cortes Supremas, sábado (22), às 11h50 e domingo (23), às 21h00.

Jornal da Justiça: monitoramento eletrônico de presos em destaque
Acompanhe entrevista com o jurista Ives Gandra Martins sobre a aprovação do projeto de Lei que permite o monitoramento eletrônico do condenado que cumpre pena em regime aberto. E mais: no estado do Rio de Janeiro, a prefeitura de Volta Redonda foi multada por descumprir ordem judicial em processo sobre lixão. O município teria até 24 de abril para reduzir os danos ambientais em área localizada no entorno da Floresta da Cicuta. Outro destaque: industrial português, preso para extradição, pede liberdade ao Supremo Tribunal Federal. Manuel Mota Oliveira está preso desde 10 de maio na Superintendência Regional do Departamento da Polícia Federal, em Santa Catarina, por determinação da ministra Ellen Gracie. Ele é acusado pelo governo português pelos crimes de fraude fiscal e associação criminosa. Jornal da Justiça, nesta segunda-feira (24), a partir das 6 horas.

Hora Legal trata de Direito Eleitoral e voto de presos provisórios
Mais de 7 mil presos provisórios e adolescentes internados optaram por votar nas próximas eleições no estado de São Paulo. O número representa 37,5% do universo de 20 mil estimado pela Justiça Eleitoral. Conheça também o projeto “Eleitor do Futuro”, uma cartilha voltada ao público de 10 a 15 anos, criada com o objetivo de formar consciência política e que será lançada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Hora Legal, nesta segunda-feira (24), a partir das 8 horas.

Justiça em Movimento fala sobre a responsabilidade em crimes ambientais
Nos últimos dias, o mundo acompanha atento os desfechos envolvendo a explosão de uma plataforma de exploração de petróleo ocorrida no Golfo do México. Aproximadamente 800 mil litros de óleo vazam diariamente na região, resultando num grande desastre ecológico. O fato levantou uma série de questionamentos sobre a responsabilidade de governo e empresas em crimes ambientais. Acompanhe no Justiça em Movimento um debate sobre o tema. Nesta segunda-feira (24), a partir das 10h40.

Direito Direto fala sobre a responsabilidade civil da cobrança abusiva de juros
O governo estabeleceu o CET – Custo Efetivo Total para que o consumidor saiba o que está pagando. Mas, ainda assim, muitos processos chegam à Justiça em razão da cobrança abusiva de juros. Confira nesta edição quando e como recorrer. E também um bate-papo com especialistas sobre o que acontece com a empresa que abusa na cobrança. Algum tipo de sanção é aplicada? Direito Direto, nesta segunda-feira (24), a partir das 14h10.

Espaço Forense explica a guarda compartilhada
Os ministros do Superior Tribunal de Justiça permitiram que a avó e tio paternos compartilhassem a guarda de uma adolescente que convive com eles desde os quatro meses de vida. O pai está preso e a mãe viaja muito a trabalho, então os parentes optaram por recorrer à Justiça para regularizar a situação, alegando o bem-estar e o benefício da menor. A decisão é pioneira e suscita debates. Espaço Forense, nesta segunda-feira (24), a partir das 17 horas.

Justiça em Cena: crime ambiental é tema da radionovela “Pesadelo Verde”
Lúcia aceitou hospedar a amiga Silvia e o namorado dela por uns tempos. Mas, Shiva-rei, o namorado, é um radical defensor dos direitos ambientais e, mesmo como hóspede, modificou totalmente a rotina de Lúcia, acabando com todo o conforto e impondo regras muito rígidas, tudo em nome da preservação do meio ambiente. Tempos depois, as duas descobrem que Shiva-rei faz parte de uma organização poluidora e que a aparência de ambientalista era apenas uma fachada. Confira como Lúcia e Silvia vão lidar com a situação na trama de “Pesadelo Verde”, a radionovela que fala sobre os crimes ambientais. Estreia nesta segunda-feira (24), na Rádio Justiça, em oito horários: de segunda a sexta-feira: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50. Sábado e domingo, às 20h, a rádio apresenta o compacto com a história completa.

Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br

Fonte: Rádio Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.