Programa Iluminuras entrevista autor sobre obra interpretada de Direito Civil
O programa Iluminuras desta quarta-feira (19) mostra uma obra rara encontrada na Biblioteca da Câmara dos Deputados. O livro “Virgílio” foi escrito entre os anos 70 e 19 a.C.. Trata-se da primeira edição dos importantíssimos comentários de Maurus Servius Honoratus, feitos por iniciativa de Pierre Daniel no período de 1530 a 1603. O gramático Honoratus escreveu diversos comentários sobre as obras de Virgílio, considerado um dos maiores poetas de Roma.
No quadro Encontro com Autor tem uma entrevista com o membro da Academia Paulista de Magistrados, professor de Direito e escritor, Sílvio Venosa. Ele vem ao programa falar sobre seu livro: “Código Civil Interpretado”. Na entrevista, o autor explica seu significado: “de forma didática, essa obra busca atingir todos os programas de Direito Civil das faculdades e fora delas. É um código interpretado ou comentado, porque a questão é de simples nomenclatura, ele enfoca artigo por artigo. Então, são comentários de todos os artigos do Código Civil – e nós temos mais de dois mil nesse atual. Embora ele atenda por um lado as necessidades do meio estudantil, ele é dirigido basicamente ao profissional de Direito que precisa de uma resposta rápida, ou de uma consulta rápida em cima de determinados artigos do Código”.
Já no quadro Ex-Libris, tem um passeio pela biblioteca pessoal do desembargador do TJDFT, Arnoldo Camanho de Assis. Foi durante o curso de Direito que ele decidiu se tornar juiz. Já o amor pela música começou quando tinha apenas nove anos. Hoje, guarda um vasto acervo sobre música e vinhos, que também aprecia bastante.
O Iluminuras mostra ainda alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: “Dos Recursos no Processo Penal”, de Adalberto José Q. T. de Camargo Aranha, da Editora Saraiva; “Provas e Recursos no Processo do Trabalho”, de João Humberto Cesário, da Editora LTr e “Curso de Direito Financeiro”, de Regis Fernandes de Oliveira, da Editora Revista dos Tribunais.
O programa inédito vai ao ar na quarta-feira, às 22h. Horários alternativos: sábado, 18h; segunda-feira, 13h30. O Iluminuras também está no Youtube. Para ver este programa, basta acessar: www.youtube.com/stf.
Fonte: TV Justiça