Rádio Justiça destaca inspeção do CNJ no Espírito Santo

10/05/2010 19:40 - Atualizado há 9 meses atrás

Jornal da Justiça fala sobre inspeção do CNJ no Espírito Santo
Confira nesta edição os detalhes da inspeção do Conselho Nacional de Justiça em duas unidades prisionais do Espírito Santo. O Departamento de Polícia Judiciária de Vila Velha e o Centro de Detenção Provisória de Cariacica foram alvos de denúncias ao Conselho de Direitos Humanos da ONU e à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA. Outro destaque: Ministério Público aciona Justiça para garantir que livros armazenados inadequadamente em anexo da Faculdade de Direito da USP sejam transferidos para a biblioteca departamental ou outro espaço no prédio histórico do Largo São Francisco. Desde janeiro, nem o público geral nem a comunidade acadêmica têm acesso ao acervo repleto de obras raras. Para complicar ainda mais a situação, o local que abrigava os títulos foi inundado por um problema de vazamento. O Jornal da Justiça traz ainda os detalhes sobre um programa de mediação desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Paraná, voltado aos endividados. Jornal da Justiça, nesta terça-feira (11), a partir das 6 horas.

Hora Legal traz explicação sobre prescrição penal e novidades em concursos
Acompanhe nesta edição uma entrevista com o professor Luiz Flavio Gomes sobre as mudanças na prescrição penal. Doutor em Direito Penal, ele analisa o que significou a Lei 12.234/2010. Já o juiz do Trabalho da 10ª Região Rogério Neiva Pinheiro traz as notícias e as novidades do mundo dos concursos. Hora Legal, nesta terça-feira (11), às 8 horas.

Justiça em Movimento fala sobre o estatuto do desarmamento
O Estatuto do Desarmamento está em vigor no país há mais de seis anos e pesquisa realizada pelo “Instituto Sou da Paz” trouxe importantes resultados. Um deles foi a redução de homicídios após a sanção da lei. Por outro lado, há falhas de implementação e medidas que ainda não saíram do papel, verdadeiras ameaças à eficácia. Acompanhe nesta edição um debate sobre o tema. Justiça em Movimento, nesta terça-feira (11), a partir das 10h40.

Direito Direto: atestado médico x laudo pericial médico
Os pacientes que deixam o consultório médico com um atestado comprovando o seu estado de saúde nem sempre encontram respaldo desse diagnóstico no laudo emitido por um perito. A contestação é mais frequente na busca ou manutenção de benefício junto ao INSS.  Mas, o atestado médico pode ser confrontado pelo laudo? Direito Direto, nesta terça-feira (11), das 14 às 17 horas.

Espaço Forense explica regime jurídico de servidores públicos da União
Em resposta a um ouvinte, o Espaço Forense desta terça-feira (4) fala sobre a Lei 8112/90, que dispõe sobre o regime dos servidores públicos civis da União, Autarquias e as Fundações Públicas Federais. Tema frequente em concursos públicos, a lei dispõe de questões como provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição, além do processo administrativo disciplinar. Acompanhe explicação nas entrevistas com o professor Wilson Granjeiro, da Grancursos, e Mauro Roberto Gomes de Mattos, advogado e vice-presidente do Instituto Iberoamericano de Direito Público (IADP). Espaço Forense, nesta terça-feira (04), a partir das 17 horas.

Justiça em Cena: trama de “Remédio Amargo” aborda os direitos do paciente
Orlando amanheceu doente e foi até o hospital mais próximo tentar saber o que estava acontecendo. Chegando lá, ele teve a infeliz surpresa de ser recebido pela enfermeira Cleide, uma dessas profissionais que tem por costume desrespeitar o paciente. A coisa piorou quando ele foi atendido pelo Dr. Péricles, pois o médico resolveu fazer o maior mistério em relação à doença do Orlando. Acompanhe quais são os direitos do paciente na trama de “Remédio Amargo”, radionovela da Rádio Justiça que é apresentada em oito horários: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50.

Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.  

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.

Fonte: Rádio Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.