Confira os destaques da programação da TV Justiça neste fim de semana

07/05/2010 20:03 - Atualizado há 9 meses atrás

Hermenêutica em destaque no Aula Magna
O programa Aula Magna desta semana recebe Inocêncio Mártires Coelho, presidente do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. Ele apresenta palestra sobre o tema “Hermenêutica”.

Qual o melhor conceito para esta expressão? Durante a aula, Mártires Coelho esclarece: “a atividade hermenêutica começa quando a comunicação direta não é mais possível. Ela acontece quando pegamos um texto e sentimos dificuldade em compreendê-lo; aí então devemos aguçar o olhar. Este aguçamento investigativo à procura do subentendido é a hermenêutica. Nos prevenirmos contra a ingenuidade ou a ilusão de que aquilo que apreendemos como realidade, seja realidade mesmo”.

Doutorado pela Universidade de Brasília em 1969, o palestrante é docente permanente do IDP, membro de corpo editorial de Direito Público de Porto Alegre (RS).  

O programa vai ao ar aos sábados às 20h30. Horários alternativos: segunda-feira, às 09h, e sexta-feira, às 19h. O Aula Magna também pode ser assistido no YouTube: www.youtube.com/stf.

Apostila
O programa Apostila tem a participação da professora de Direito Empresarial, Elisabete Vido, e dos alunos do Curso Aprovação de Curitiba (PR), pela internet, e dos alunos do Curso IPC nos estúdios da emissora, e o tema em discussão é “patente”. A professora esclarece que a função da patente é proteger o produto e impor limites quanto à fórmula e funcionamento do produto por parte da indústria, sendo o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) o órgão responsável pelas patentes no Brasil.

O progama, produzido pela TV Justiça em parceria com a TV Cultura, vai ao ar no domingo, às 23h. É reapresentado em horários alternativos: segunda-feira, às 19h30, e no sábado, às 23h.

Brasil.Jus
O programa Brasil.Jus traz uma retrospectiva especial sobre os municípios visitados na região Sul do país.  Em Cornélio Procópio (PR), juízes de primeira instância desenvolveram o projeto “Cornélio Solidária", que promove ações no asilo e na creche pública do município. Ainda no Paraná, o Brasil.jus mostra como funciona o programa de ressocialização de presos em União da Vitória. Em Lages (SC), um projeto pioneiro é orgulho dos moradores: o "Paternidade Responsável", que busca facilitar os acordos judiciais e a realização de exames de DNA para que todos tenham o nome do pai nos documentos. Graças a um convênio com um laboratório local, o exame de paternidade sai pela metade do preço. Em Canoinhas (SC), as famílias de presos recebem cestas básicas.

O Brasil.Jus vai ao ar no sábado, às 21h30; domingo, às 00h; segunda-feira, 20h30; e sexta-feira, às 22h30. 
"Brasil com P": O rap de Gog é o tema do Refrão desta semana
Uma letra em que todas as palavras começam com P e compõem uma forte crítica social. Assim pode ser definida a canção “Brasil com P”, do rapper Genival Oliveira Gonçalves, ou simplesmente Gog, como é conhecido nacionalmente. O artista, nascido em Brasília, começou sua trajetória no movimento hip hop nos anos 80. Hoje, com nove CDs gravados, ele continua mostrando, por meio de sua música, uma postura ideológica contundente.

No programa, Gog explica o que é o hip-hop e a importância dele como expressão cultural das periferias. Fala também sobre a identidade das minorias com o rap, devido às letras sempre cotidianas e de forte cunho social.

Além de cultura e política, neste Refrão também são discutas questões relacionadas ao funcionamento da Justiça e das leis. Gog fala ainda sobre o processo de criação de uma música em que a única palavra iniciada sem a letra “P” é irmão: “isso foi um artifício para dizer que nem tudo é permitido, mas você pode ir além, se quiser. A palavra irmão é uma lição de vida. Eu pensei em colocar pra dizer – parei porque quis, respondendo a alguns maestros, alguns cantores de música popular, que falavam que o rap não é música, não é poesia… então eu escrevi pra mostrar que é!”
 
O Refrão de “Brasil com P”, do rapper Gog, vai ao ar neste domingo, às 20h. Horários alternativos: terça 18h; quarta, 13h30; sexta, 20h. O programa também está no YouTube: www.youtube.com/stf.

Fonte: TV Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.