Rádio Justiça: balanço de congresso da ONU e investigação da morte do maníaco de Luziânia em destaque

19/04/2010 19:50 - Atualizado há 9 meses atrás

Jornal da Justiça: Declaração de Salvador pede reforma da Justiça Criminal
Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal termina com edição da Declaração de Salvador. O documento pede reforma da justiça criminal para proteger os direitos humanos, a segurança e o desenvolvimento aos Estados-membros. Na ocasião, o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, ressaltou várias iniciativas do Conselho Nacional de Justiça e também falou sobre a necessidade de transformar a realidade nas delegacias brasileiras, onde presos vivem amontoados. O Jornal da Justiça traz os detalhes e ainda destaca: Ministério Público investigará a morte do maníaco de Luziânia. Adimar de Jesus Silva foi encontrado enforcado em sua cela na tarde desse domingo. Outro destaque: conheça o projeto “Juris in Vox”, ou Jurisprudência em Voz, que converte textos doutrinários e jurisprudências para o formato de voz eletrônico de alta qualidade. Jornal da Justiça, nesta terça-feira (20), a partir das 6 horas.

Hora Legal fala sobre a luta pela autonomia política do Distrito Federal
A população no Distrito Federal só pode eleger deputados federais e senadores a partir de 1986. Já o primeiro governador e também os deputados distritais foram eleitos em 1990. Confira nesta edição como foi a luta por essa autonomia política do DF na entrevista com o professor Carlos Alberto Torres, do Departamento de Administração da UnB, presidente do Comitê pelo Voto e ex-deputado distrital da primeira legislatura. Hora Legal, nesta terça-feira (20), às 8 horas.

Justiça em Movimento: adequação dos crimes de trânsito às normas penais
Adequação dos crimes de trânsito às normas penais é tema de audiência pública conjunta da Comissão de Viação e Transportes e a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O objetivo é discutir se os crimes cometidos na direção de um veículo estão sujeitos às normas gerais do Código Penal e do Código de Processo Penal como à Lei 9.099/95, que dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais. A discussão servirá para subsidiar o relatório a ser elaborado pela Subcomissão Especial para a Reforma do Código de Trânsito. Justiça em Movimento, nesta terça-feira (20), a partir das 10h40.

Direito Direto debate preparo da população para enfrentar situações de catástrofe
Que o povo brasileiro é solidário isso é inegável. Tanto que entra em ação e se esforça ao máximo para prestar ajuda em qualquer situação, seja com o vizinho, ou em algum outro estado, ou mesmo no exterior. Mas, no impulso, muitos agem sem saber se estão se expondo a situação de risco. Um exemplo disso ocorreu na tragédia em Niterói, Rio de Janeiro. As imagens registraram diversas pessoas utilizando as próprias mãos para tentar retirar a terra e salvar a vida de conhecidos e anônimos. No entanto, horas mais tarde, veio a notícia de que aquele contato com a terra era arriscado para a saúde pública. Então fica a dúvida: o brasileiro está preparado para enfrentar situações de catástrofe? Direito Direto, nesta terça-feira (20), das 14 às 17 horas.

Espaço Forense: diferença entre suspensão e cassação da CNH
Muita gente confunde a suspensão e a cassação da Carteira Nacional de Habilitação. Mas, no primeiro caso, o motorista está impedido de dirigir por um determinado período, dependendo da gravidade das infrações de trânsito cometidas. Após esse período e concluído o curso de reciclagem o condutor volta a ter direito a dirigir. Na prática, a suspensão ocorre quando o motorista atinge 20 pontos ou mais de infração. Mas, quando o assunto é cassação, as regras são mais rígidas e envolvem crimes de trânsito. Espaço Forense, nesta terça-feira (20), a partir das 17 horas.

Radionovela “Bola Murcha” fala sobre crime de estelionato em lotérica
Marcondes e Jovino estão disputando o coração da Neusa, que trabalha na lotérica do pai, o Sandoval. Mas ela já avisou: só vai ficar com homem rico. Aproveitando a oportunidade, o seu Sandoval vendeu aos dois um bolão da Superloto. Como costuma fazer, ele não registrou a aposta no banco responsável, ficando com o dinheiro do bolão. Mas, dessa vez, os números do bolão foram sorteados e Marcondes e Jovino vão descobrir que, graças ao dono da lotérica, não ficaram ricos coisa nenhuma. Acompanhe a história de “Bola Murcha” pela Rádio Justiça. Em oito horários: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50.

Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.  

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.

Fonte: Rádio Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.