Site, TV Justiça, Rádio Justiça, YouTube, Twitter: as várias formas de estar perto da sociedade
Nos 50 anos em que se encontra sediado em Brasília, o Supremo Tribunal Federal teve inúmeros avanços em seus canais de comunicação, contribuindo para aproximar o Judiciário ao cidadão, seja pela mídia tradicional de TV e rádio, seja pelos canais de Internet – site, YouTube e Twitter.
Vanguarda na comunicação digital, a TV Justiça é a primeira rede pública do mundo que transmite uma programação exclusivamente voltada para o noticiário jurídico com foco no direito do cidadão à informação.
A sede do Supremo Tribunal Federal foi modificada para receber as instalações da emissora, que ocupa boa parte do subsolo com estúdios e ilhas de gravação e edição. A TV Justiça transmite com exclusividade e ao vivo os julgamentos do Plenário do STF e tem noticiários com foco nas decisões da Justiça, além de programas sobre direito do consumidor, cortes de outros países, ministério público, justiça eleitoral, literatura, entre outros.
Em março, a TV Justiça inovou novamente ao lançar seu primeiro canal subsidiário (em sistema de multiprogramação), o Ponto Jus – integralmente dedicado à educação jurídica. Ele exibe episódios educativos, como o Saber Direito, o Caderno D e o Prova Final, com importantes temas das mais diversas áreas do Direito.
Internet
Apostando na inovação, o Supremo Tribunal Federal chegou na frente também com o uso do Twitter. Mais de 15 mil internautas já são seguidores da página oficial da Suprema Corte no Twitter. Diariamente, são postadas cerca de dez manchetes que informam e remetem os seguidores ao site www.stf.jus.br, onde está a cobertura completa de todos os julgamentos mais importantes do STF, em habeas corpus, ações diretas de inconstitucionalidade, arguições de descumprimento de preceito fundamental, recursos extraordinários e ações penais, entre outros.
Ainda na Internet, o Supremo Tribunal Federal já registrou mais de um milhão de exibições de vídeos da página da Corte no YouTube, que armazena 11 programas da TV Justiça, coberturas especiais (como as de audiências públicas) e ainda produções exclusivas de entrevistas todas as sextas-feiras. Na página também é colocado o áudio das radionovelas produzidas pela Rádio Justiça, e conversas mensais com o presidente do Supremo.
A última inovação do YouTube foi um convênio do Supremo com o Google Moderator, ferramenta que possibilitou entrevista exclusiva e, em tempo real, com o ministro Gilmar Mendes no dia 16 de abril – com as perguntas propostas e votadas pelos internautas.
Rádio Justiça
Já a Rádio Justiça faz cobertura de todo o Judiciário Federal e promove uma série de programas voltados ao exercício da cidadania e do Direito, como o "Espaço Forense", "Justiça em Movimento", "Giro pelos Tribunais" e "Justiça em Cena". O ministro Eros Grau tem um programa para crianças chamado “Aprendendo direitinho”.
A Rádio foi premiada no ano passado pelo UNICEF como a melhor do mundo em programação infanto-juvenil, por ter produzido o Dia Internacional da Criança na Mídia, no qual a emissora teve seus estúdios comandados por crianças e adolescentes durante 24 horas ininterruptas.
A ênfase da Rádio está em esclarecer ao cidadão comum, leigo em Direito, todos os acontecimentos que interessam a ele no dia a dia. É esse também o lema da equipe que grava o espaço do Judiciário na Voz do Brasil.
MG/EH//AM
* Acompanhe o dia a dia do STF também pelo Twitter em http://twitter.com/stf_oficial