A Ciranda pernambucana e a força da oração em destaque no programa Refrão

18/04/2010 08:00 - Atualizado há 9 meses atrás

Na semana do índio, o "Refrão" recebe a banda brasiliense "Pé de Cerrado". Composta por Pablo Ravi (sanfona e voz), Rafael dos Santos (percurssão), Bruno Berê (violão, percussão, voz e flautas), Fernando Fernandes (baixo e percussão), Pablo Fagundes (gaita, flauta transversal e voz) e Bruno Ribeiro (violão, percussão e voz), em nosso programa, eles cantam “Oração”. A música composta pelo próprio grupo é uma homenagem aos ritos religiosos indígenas, em ritmo de ciranda, dança típica das praias pernambucanas.

A canção também valoriza a forma respeitosa como as tribos, espalhadas por todo país, interagem com a natureza. Imagens que o vocalista do grupo e autor da canção, Pablo Ravi, conferiu diversas vezes e até participou delas, pois já trabalhou na Fundação Nacional do Índio e em tribos do Nordeste que dançam cirandas. “Esta energia, a força da união desses povos é o que a gente quis passar na música”, justifica Ravi

Outro tema discutido no "Refrão" é a relação dos índios com não-índios, especialmente com os habitantes das grandes cidades. Segundo os integrantes do grupo, eles deixam as terras de origem para viver com mais dignidade, mas isso não é aceito com naturalidade pelos não-indios. Nesse sentido, Aloísio Guapindaia, diretor de promoção do etnodesenvolvimento sustentável da FUNAI, esclarece: “É opção do índio – mesmo morando nas grandes cidades, continuar seguindo seus ritos, sua cultura, ou seja, ser índio ou não.”   

O "Refrão" em homenagem aos povos indígenas vai ao ar neste domingo, às 20h. Horários alternativos: terça 18h; quarta, 13h30; sexta, 20h. O programa também pode ser assistido pelo YouTube em www.youtube.com/stf

"Refrão": um jeito diferente de escutar música!

 

Conheça a letra da música:

Oração
Pablo Ravi

 

Vai pedindo a força

Chamando a luz

Vai com a energia

Que nos conduz

Agradece ao Pai

Pelo momento

Siga na vida

Agradecendo

Vai pra dentro da mata

E clame a Mãe Divina

Corra pra nascente

Beba água cristalina

Vai cantando essa ciranda com seu coração

Plantando sementes de amor na imensidão

Vai sinta o poder

Que a cultura traz

Vamos todos juntos

Clamar a paz

Reverencie ao sol

Cante pras ondas do mar

Toque para irmã lua

E deixe a fogueira queimar

Na união das nossas mãos

Com calor e com pureza

Dancem feito os nossos índios

Adorando a natureza

Vai cantando essa ciranda com seu coração

Plantando sementes de amor na imensidão

Em Oração

 
 

Fonte: TV Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.