Magistrados de todo o país recebem kits de informática em cerimônia do Convênio Infojus

11/10/2002 09:59 - Atualizado há 9 meses atrás

 Na próxima segunda-feira (14/10) presidentes de diversos tribunais estarão presentes no Supremo Tribunal Federal para a cerimônia de assinatura do Convênio Infojus, onde serão entregues a magistrados de todo o país, 2.800 estações de trabalho compostas de microcomputadores, placa de rede, impressoras e estabilizadores.

 “O Infojus é um facilitador de interligação dos magistrados ao Portal Infojus, sistema que vai ligar todo o Poder Judiciário Federal e Estadual”, explicou o coordenador do Infojus, Athayde Fontoura. O objetivo do projeto é interligar todas as unidades e instâncias judiciais criando condições de acesso às informações sobre a justiça do país aos magistrados. A idéia é a de que todo juiz tenha um computador e a Infojus, rede com fluxo de informação específica.


O Supremo realizou consulta aos tribunais, a fim de conhecer as necessidades de cada estado que informaram o número de juízes por estado e a quantidade de computadores necessários. Foram solicitadas 29.210 estações de trabalho.


 De acordo com o coordenador do Projeto Infojus, Athayde Fontoura, o Supremo adotou critério para a distribuição de equipamentos com base nos dados adquiridos em consulta feita aos estados, e tendo em vista as limitações e a impossibilidade de atender a todos os pedidos.


 Decidiu-se, portanto, estabelecer o menor número em duas situações: quando o número de equipamentos solicitados for superior ao de magistrados vinculados ao órgão, considera-se o número de magistrados para o cálculo. Quando o número de equipamento solicitado for inferior ao de magistrados vinculados ao órgão, considera-se o que foi solicitado por entender que o órgão já possua a quantia restante de equipamentos.


 A partir desse critério, o total de estações de trabalho caiu para 9.748, não mais sendo 29.210 como solicitado pelos tribunais.  


 Foram adotados cálculos de proporcionalidade para a repartição dos equipamentos entre os tribunais, com a finalidade de não haver prejuízos ou benefícios na entrega das estações de trabalho.


“Nós vamos dar o facilitador, mas cada estado deve contribuir com a sua parte adquirindo novos equipamentos para fazer parte da rede”, afirmou Fontoura ressaltando que os tribunais não devem esperar somente o recurso federal, mas o recurso estadual. Ele citou os exemplos de Santa Catarina e Paraná como estados que já se encontram bem informatizados.


De acordo com Fontoura, o próximo lote depende do orçamento junto ao Poder Executivo com plano plurianual 2003/2006, em que serão incluídos os novos equipamentos. Os estados com maior carência de recurso serão adicionados a esta proposta.


A primeira remessa, com 2 mil estações de trabalho, foi entregue em 2001 na gestão do ministro Carlos Velloso. A estimativa é que até 2006 todo o Judiciário seja completamente informatizado.


A cerimônia de assinatura do Convênio Infojus será  realizada no Salão Branco do STF às 15h.


Distribuição de estações de trabalho, compostas de microcomputador, impressora e estabilizador. A distribuição será feita aos TJs, TRFs, TRTs, Tribunais de Alçada e Tribunais de Justiça Militar, para encaminhamento aos magistrados sob sua jurisdição.


 




























































































UF


Estações de trabalho


AC


13


AL


53


AM


51


AP


15


BA


173


CE


119


DF


153


ES


85


GO


19


MA


73


MG


79


MS


12


MT


12


PA


78


PB


68


PE


194


PI


48


PR


70


RJ


328


RN


59


RO


38


RR


9


RS


336


SC


108


SE


38


SP


545


TO


24


Total


2800


 


1ª distribuição de computadores em 2001


 




















Tribunal


Computadores


TJ-GO


374


TJ-MG


1118


TJ-MS


218


TJ-MT


290


                                                                                                                                                   #EC/NC//NC


 


Leia mais:


08/10/2002 – 11:05 – Internautas divididos sobre informatização processual. Confira enquete no portal do Infojus (atualizada)


26/09/2002 – 18:13 – Internautas poderão acessar Infojus a partir de amanhã


 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.