Rádio Justiça: confira os destaques da programação para este final de semana

19/03/2010 19:55 - Atualizado há 9 meses atrás

Regra do Jogo destaca confusões envolvendo jogadores e seminário sobre a Justiça Desportiva
Brasília será sede de seminário sobre o Novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O evento acontece nos próximos dias 24 e 25. Confira os detalhes nesta edição que ainda destaca a confusão em torno do nome do jogador Adriano e também a briga envolvendo jogadores e torcedores no Campeonato Goiano. No quadro Paixão Nacional, presença do jurista Antônio Motta, torcedor do Flamengo. Regra do Jogo, neste sábado (20) às 12h30, com reapresentação no domingo (21) às 00h e 20h30.

Procuradora Eloisa de Sousa Arruda é a convidada do programa Na Trilha da Vida
A nova diretora da Escola Superior do Ministério Público tem história para contar. Eloisa de Sousa Arruda nasceu em São Paulo e tem muito de sua trajetória ligada à cidade. Mas também viveu muitos desafios. Por exemplo, foi a única brasileira a atuar como promotora de Justiça no Tribunal para Crimes Graves, instituído pela Organização das Nações Unidas em Timor Leste, em 2002. No Ministério Público, começou em 1985 e atuou em Promissão, Franco da Rocha, Osasco e também na capital paulista. Graduada em Direito pela PUC-SP, onde também cursou mestrado em Direito Processual Penal e doutorado em Direito Penal, Eloisa Arruda é professora de Direito Processual Penal na mesma universidade e chefe do Departamento de Direito Penal e Processo Penal da PUC. Na Espanha, especializou-se em Investigação e Provas no Processo Penal e em Justiça Constitucional e Direitos Humanos na Universidad de Castilla y La Mancha. Na Trilha da Vida, neste sábado (20), às 20h30, com reprise às 9h de domingo (21).

Folhetim fala sobre polêmica envolvendo personagem Rafaela em Viver a Vida
Criança tem maldade? Faz maldade? Consegue discernir o real do imaginário? Todas essas questões foram levantadas desde o início da novela “Viver a Vida”, da Rede Globo, em função da personagem Rafaela, interpretada pela atriz mirim Klara Castanho. A pequena atormentou a vida da protagonista Helena (Taís Araújo), com insinuações e ameaças só porque queria voltar para sua casa em Búzios. No início da trama, a existência da pequena grande vilã na história de Manoel Carlos levou o Ministério Público a entrar em ação. Agora, com a leve retomada ao perfil original de Rafaela na trama, nova discussão a caminho. O fato, é que crianças interpretando crianças que fogem ao estereotipo não são raros, mas nem sempre polêmicos. Macaulay Culkin, por exemplo, mais conhecido por seu desempenho na série cinematográfica de “Esqueceram de Mim”, deu vida ao diabólico Henry Evans, um menino com índole perversa e até mesmo homicida. Também Kirsten Dunst, como a criança vampiro Claudia esbanjava perversidade em “Entrevista com o Vampiro”. E quem esquece de Linda Blair em “O Exorcista” ou mesmo de todas as crianças que estrelaram os filmes de Stephen King entre outros. Acompanhe discussão sobre o tema no Folhetim, neste sábado (20), às 12h10, com reprise no domingo, 0h30. 

Programa Cortes Supremas traz temas ligados aos Direitos Humanos
Ex–ministro da ditadura boliviana Luís Arce Gómez revelou que existem arquivos que podem indicar o paradeiro de presos políticos que desapareceram. Preso nos Estados Unidos em junho do ano passado acusado de narcotráfico, deportado para Bolívia, o ex-ministro cumpre pena de 30 anos por delitos de Lesa Humanidade, e perdeu o direito de receber indulto. Na Colômbia, a Corte Constitucional deve analisar convênio militar com os Estados Unidos. O acordo já motivou discussão com os países vizinhos, principalmente a Venezuela, que sustenta que a presença de militares norte-americanos representa uma ameaça à região. Confira ainda nesta edição os detalhes sobre uma nova ferramenta que será utilizada por Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru para conscientizar sobre os direitos das mulheres. Cortes Supremas, sábado (20), às 11h50 e domingo (21), às 21h00.

Jornal da Justiça: Mendes volta a pedir empenho para zerar quantidade de presos em delegacias
O presidente do Supremo Tribunal Federal e Conselho Nacional de Justiça pediu empenho no cumprimento da meta de zerar a quantidade de pessoas encarceradas em delegacias. O ministro Gilmar Mendes participou nesta sexta-feira (19) da cerimônia de encerramento do Programa Integrar e do mutirão carcerário no Estado, realizado no Tribunal de Justiça, em Salvador. Na ocasião, também assinou acordos com o Judiciário e o governo baiano para a implantação dos projetos “Começar de Novo”, “Casa de Justiça e Cidadania” e “Advocacia Voluntária” no estado. Confira os detalhes no Jornal da Justiça que ainda destaca: Justiça determina que crianças de rua em Belém devam ser colocadas em abrigos. O governo do Estado terá 90 dias para cumprir a decisão. Acompanhe ainda uma entrevista com o professor de Direito Penal da PUC/MG, Leonardo Isaac Yarochewsky, sobre o funcionamento do Tribunal do Júri. Nesta segunda-feira, dia 22, está previsto o julgamento de Anna Carolina Jatobá e Alexandre Nardoni, o casal acusado de assassinar a menina Isabella em março de 2008, em São Paulo. Jornal da Justiça, nesta segunda-feira (22), a partir das 6 horas.

Hora Legal: portador de doença grave pode ter preferência no recebimento de precatórios
Sequestro para pagamento de precatório a portador de moléstia grave não implica em quebra da ordem cronológica de pagamento. Esse é o entendimento do Órgão Especial do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul em julgamento de agravo regimental interposto pela Fundação Metropolitana de Planejamento (Metroplan) contra despacho da Vice-Presidente do TRT-RS, Desembargadora Maria Helena Mallmann. Ela determinou o sequestro de bens no valor de quase R$ 21 mil para o pagamento de precatório a um credor portador de câncer de próstata. Acompanhe os detalhes da decisão e quando o princípio se aplica no Hora Legal, nesta segunda-feira (22), a partir das 8 horas.

Justiça em Movimento fala sobre o Dia Mundial da Água
Segunda-feira, dia 22, é o Dia Mundial da Água e o Justiça em Movimento vai debater como o Brasil tratam das águas dos rios, lagos e bacias hidrográficas. Pesquisas apontam que 70% da água doce no Brasil está contaminada e estudos de instituições internacionais estimam que até o ano de 2025 um terço da população sofrerá com a escassez da água. Será que ainda temos tempo de mudar isso? Justiça em Movimento, nesta segunda-feira (22), a partir das 10h40.

Direito Direto debate eficácia do exame médico para habilitar motoristas
Para obter a Carteira Nacional de Habilitação o futuro condutor precisa não só de aulas práticas e teóricas, mas também passar por avaliação médica e psicotécnica. Mas, há quem questione a eficácia desses procedimentos, se realmente sinalizam que a pessoa desfruta de boas condições físicas e mentais para conduzir um veículo. Acompanhe discussão sobre o tema no Direito Direto, nesta segunda-feira (22), a partir das 14h10.

Espaço Forense discute eficácia das penas alternativas
Estudo da UnB mostra que detentos condenados por furto ou roubo submetidos à ressocialização têm menos chance de voltar à criminalidade. Coordenado pelo Grupo Candango de Criminologia, o estudo inédito, feito ao longo dos últimos quatro anos, analisou em detalhes as fichas de 407 homens condenados pelos dois crimes do Distrito Federal, entre 1997 e 1999. O Espaço Forense conversa com diversos especialistas sobre o tema. Nesta segunda-feira (22), a partir das 17 horas.

Radionovela “A Censora” aborda a censura de forma bem humorada
Em 1977, diversos jornais tinham censores dentro das redações para vetar reportagens que, na visão deles, ferissem a moral e os bons costumes ou mesmo criticassem o governo. No fictício “Correio Livre”, a censora era a dona Dorotéia. Para driblar os vetos a uma matéria, o repórter Mauro Bastos inventa diversas formas de enganá-la. Acompanhe o desenrolar da trama de “A Censora”, na radionovela desta semana, que estreia nesta segunda-feira, 22 de março. Em nove horários: de segunda a sexta-feira: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50. Sábado e domingo, às 20h, a rádio apresenta o compacto com a história completa.

Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.

Fonte: Rádio Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.