Radionovela da Rádio Justiça chega ao episódio número 100

12/03/2010 18:55 - Atualizado há 9 meses atrás

Nesta segunda-feira (15), a Rádio Justiça transmite o episódio de número 100 da radionovela “Justiça em Cena”: Sem Complicações. Os cinco capítulos contam a história de José e Maria, que procuram o advogado Melquisedeque para facilitar a papelada do casamento, mas acabam emaranhados numa teia de juridiquês.

Descomplicar a linguagem jurídica é justamente o princípio fundamental de “Justiça em Cena”, um projeto inaugurado junto com a Rádio Justiça, em 2004.

Em junho de 2008, a radionovela começou a ter capítulos diários e passou a ser disponibilizada para veiculação por outras emissoras de rádio brasileiras, com grande aceitação.

Hoje, 110 emissoras de rádio retransmitem Justiça em Cena em todo o Brasil. As emissoras interessadas precisam apenas baixar os capítulos do site www.radiojustica.jus.br e comunicar à Rádio Justiça os horários de veiculação.

Em Recife, PE, por exemplo, a Rádio Tabajara promove um programa de debates com ouvintes após a exibição dos capítulos de “Justiça em Cena”.

O formato, que fez muito sucesso no Brasil entre 1940 e 1950, foi atualizado para agradar o público de hoje e para levar conhecimento de forma leve e divertida.

Segundo o secretário de comunicação do STF, Renato Parente, “A radionovela aproxima a Justiça do cidadão. E isso pelo próprio formato, com episódios curtos, que podem ser ouvidos em vários horários, permite que o cidadão ouça o que lhe interessa”.

Justiça em Cena também chama a atenção da imprensa nacional. No ano passado, trechos da radionovela foram exibidas no “Programa do Jô”, da Rede Globo de televisão.

O apresentador Jô Soares comentou ao final da exibição: “Eu achei sensacional essa ideia. Dá saudade da novela de rádio, né? Toda a imaginação está por sua conta, fica na sua cabeça.”

Justiça em Cena também já foi objeto de reportagens feitas por outros veículos, como TV Record, os jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo, as revistas Piauí, Carta Capital e Época, além dos portais Consultor Jurídico e Terra.

O programa foi considerado o melhor programa de rádio duas vezes consecutivas no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, concedido por assessores de comunicação da Justiça em todo o Brasil.

Várias outras publicações regionais, além de sites e blogs citam ou fazem links das radionovelas. São mais de 30 mil referências na busca do site Google.

O centésimo episódio, “Sem Complicações”, tem as vozes de Aline Sena, Erick Rendtler, Geórgea Fernanda e Mário Souza. O roteiro e a direção são de Guilherme Macedo, com sonoplastia de Marcus Tavares.

A  radionovela será veiculada em nove horários, de segunda a sexta-feira: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50. Sábado e domingo, às 20h, a rádio apresenta o compacto com a história completa.

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, em Brasília, via satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br. O áudio de todas as radionovelas produzidas está disponível no site. 

Fonte: Rádio Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.