Rádio Justiça dedica 24 horas de sua programação ao Dia Internacional da Criança na Mídia

07/03/2010 07:00 - Atualizado há 9 meses atrás

 

 

 

 

 

 

Nesse domingo (7), a Rádio Justiça participou pela segunda vez do ICDB (International Children’s Day of Broadcasting), promovido em todo o mundo pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef. O tema deste ano é “Todas as Crianças. Todos os Direitos.”

As 24 horas da programação serão dedicadas a programas idealizados e produzidos por crianças e adolescentes. Também será transmitido o programa infantil da emissora, "Aprendendo Direitinho", apresentado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Eros Grau.

Parte da produção foi inspirada no programa Radio Rookies da WNYC, New York Public Radio, sediada em Nova Iorque, Estados Unidos.

Adolescentes que moram no Distrito Federal vieram várias vezes à Rádio Justiça aprender o processo de construção de reportagens e programas de rádio até que conseguissem desenvolver os temas que desejavam. O trabalho final era uma entrevista com um ministro do STF.

Participaram desta iniciativa o presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, assim como os ministros Dias Toffoli, Eros Grau, Joaquim Barbosa e Marco Aurélio.

Também atenderam os adolescentes o corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp; o juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça Nicolau Lupianhes Neto, e o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Ubiratan Aguiar.

A produção também envolveu um trabalho conjunto com a Coordenadoria de Imprensa do STF, que produziu um hotsite e um e-mail padrão enviado a escolas de todo o Brasil.

A rede pública de alguns Estados possui rádios internas que poderiam participar. Esta iniciativa trouxe programas do Ceará, Espírito Santo e São Paulo, além de atrair participação de crianças do Distrito Federal.

Os adolescentes em conflito com a lei não foram esquecidos. Foi feito um projeto conjunto com o Centro de Internação de Adolescentes de Planaltina (CIAP) para produção de músicas, poesias e entrevistas.

Os programas do ICDB 2010 na Rádio Justiça são divididos nos seguintes temas:

Direito à Educação:

Rádio Jacaré – Programa feito pela professora Ana Paula Escudeiro durante as aulas da Escola Municipal de Educação Infantil Antonio Munhoz Bonilha, em São Paulo, capital. Faz parte do projeto "Nas Ondas do Rádio".
Crianças de 4 e 5 anos de idade discutem seu dia a dia e utilizam o rádio como instrumento educacional.

Rádio Escola Stark – Programa feito pela rádio da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, em Cariacica, Espírito Santo. As crianças discutem o projeto "Justiça Preventiva nas Escolas" (JUPRE), que tenta assegurar os direitos previstos na Convenção dos Direitos da Criança.
 
Programa Antenados – A ONG Catavento, sediada em Fortaleza (CE), reuniu crianças da rede pública da região para discutir o Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV, promovido pelo Unicef e também o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Direito ao Respeito:

Paciência tem Limite – Os adolescentes Camila Laert, Luan Ferreira e Valeska Laila discutem com outros adolescentes as várias formas de preconceito na nossa sociedade. Eles também entrevistam o ministro José Antonio Dias Toffoli, do STF.

Programa Dia Internacional da Mulher – O adolescente Fábio Luiz, internado para cumprimento de medida socioeducativa no CIAP (Centro de Internação de Adolescentes de Planaltina), faz uma homenagem às mulheres. Entrevista a vice-diretora da instituição, Lélia Barreto, e o juiz auxiliar do CNJ Nicolau Lupianhes.

Direito à Segurança:

Realidade – Os adolescentes Luan Ferreira e Valeska Laila contam histórias de falta de segurança pública e também de abuso policial, em discussão com outros adolescentes do Distrito Federal. Eles também entrevistam o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes.

Direito à Arte:

Cadê minha balança? – A radionovela produzida por Andrew Simek, Carla Xavier, Cássio Eduardo e Luan Ferreira conta a história do sumiço da balança de Têmis, deusa grega da Justiça.

Direito é Música (galera da juventude) – Edição feita por Cássio Eduardo do programa apresentado diariamente na Rádio Justiça pela juíza Mônica Sette Lopes. Conceitos de direito são discutidos por meio de músicas. A magistrada também participa.

Direito ao Esporte:

Hora dos Esportes – Andrew Simek e Carla Xavier falam de esporte no Brasil partindo da Copa do Mundo de 2016 e das Olimpíadas de 2014. Eles entrevistam o ministro Marco Aurélio, do STF.

Direito à Oportunidade:

Programa Nova Vida – Ademar, André Luiz, Carlos André, Ibrahim, Leandro, Leocácio e Wellington, adolescentes internados no CIAP, Centro de Internação de Adolescentes de Planaltina, fazem e apresentam RAPs falando sobre seus direitos e suas possibilidades de ressocialização.

Direito ao Respeito

Mentira tem Perna Curta – Andrew Simek e Carla Xavier desenvolvem o tema corrupção em duas frentes: a corrupção dos políticos e a falsidade, a corrupção do dia a dia. Eles debatem com adolescentes, fazem uma enquete e várias entrevistas.
Foram atendidos pelo ministro Joaquim Barbosa, do STF; pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, e pelo presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Ubiratan Aguiar.

Direito de Sonhar

Perguntas e respostas com Vovô Grau e Vovó Graúda – Thiago Hikaro, de 12 anos, é fã do programa "Aprendendo Direitinho" e campeão brasiliense de Triatlon. Procurou a Rádio Justiça para fazer um debate com os personagens interpretados peloministro Eros Grau e pela servidora Odete Rocha.

Direito de Brincar

Direito das Crianças – Lívia Abigail dos Santos de Pelegrin parte da realidade do parquinho perto de sua casa para discutir o direito de brincar em paz. Ela conversa com uma amiga, com seu pediatra e com um coleguinha cego, que enfrenta muitas dificuldades para conseguir brincar direito.

Direitos Humanos

Aprendendo Direitinho (série Brasil) – O programa idealizado e apresentado pelo ministro Eros Grau discute os Direitos Humanos e a realidade brasileira com crianças de 9 anos utilizando lendas do nosso folclore.

Em 2009, a Rádio Justiça recebeu o ICDB Award do Unicef em Nova Iorque como melhor programação do mundo no Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV. A competição envolveu mais de 100 países.

Todos os programas exibidos neste domingo ficarão disponíveis no site da Rádio Justiça, para ouvir ou fazer download. A utilização é livre desde que a emissora seja avisada pelo e-mail radiojustica@stf.jus.br .

 

Fonte: Rádio Justiça
 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.