Tribunal de Justiça de Alagoas receberá 250 computadores doados do Supremo
O Supremo Tribunal Federal (STF) doou 250 computadores ao Tribunal de Justiça do estado de Alagoas. A doação foi oficializada na tarde desta sexta-feira (26) durante o intervalo 3º Encontro Nacional do Judiciário, em São Paulo, com a assinatura de um documento pelo presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, e a presidente do TJ-AL, Elizabeth Carvalho.
“Essa doação é de suma importância já que estamos nesse processo de informatização e porque somos um estado pobre”, afirmou a presidente do TJ-AL. Segundo ela, os computadores ajudarão a atingir todas as metas traçadas para uma melhor prestação jurisdicional. “Com esse gesto do ministro Gilmar Mendes, ganha o Poder Judiciário e, mais do que tudo, ganha a população”, completou.
Ela lembrou que em 2009, o estado recebeu visitas do presidente do STF, oportunidade em que Elizabeth Carvalho expôs a deficiência pela qual passava o estado. “Com essa quantidade importante de equipamento eletrônico vamos chegar lá”, disse a presidente alagoana.
Colaboração
De acordo com o diretor-geral do Supremo, Alcides Diniz, a iniciativa do STF tem a intenção de colaborar com os Tribunais de Justiça dos estados, “sobretudo aqueles onde há uma identificação de uma necessidade muito grande nessa área de informática”. Ele ressaltou que as comarcas mais carentes, como é o caso do estado de Alagoas, tem muitas dificuldades no processo de integração via instrumentos de TI.
A decisão de doar os computadores decorre dos trabalhos do Projeto Integrar, do Conselho Nacional de Justiça, que tem por objetivo melhorar a identificação dos processos e a análise do trabalho da Justiça nos estados, propondo soluções a fim de torná-lo menos burocrático, portanto mais ágil e eficiente para atender a demanda das comarcas.
O diretor-geral ressaltou que o Supremo tem uma política de atualização do seu parque tecnológico. “Nós anualmente atualizamos parte desse parque e, desta vez, estamos substituindo cerca de 1000 a 1220 computadores, ou seja, nesse último ano de gestão do ministro Gilmar nós estamos substituindo praticamente todos os computadores”, disse.
Segundo Alcides Diniz, os computadores são seminovos e estão funcionando integralmente. ”A performance é extraordinária e com certeza vai atender de forma completa àqueles que pouco tem ou que nada tem na área de TI”, destacou.
Outras doações
Essa não é a primeira vez que o Supremo faz uma doação de computadores. A Corte já doou recentemente para todas as comarcas do entorno de Brasília mais de 200 computadores. Antes já o havia feito para a Justiça estadual do Piauí, também no contexto das ações do "Projeto Integrar".
“Na medida em que se identificam necessidades dessa espécie, o Supremo estará pronto, havendo estoque e substituição do seu parque, para colaborar como colaborou aqui e com outras justiças estaduais”, finalizou.
EC//AM
* Acompanhe o dia a dia do STF também pelo Twitter em http://twitter.com/stf_oficial