Troféu do Unicef recebido pela Rádio Justiça é entregue ao presidente do STF
O troféu referente à participação da Rádio Justiça no Dia Internacional da Criança na Mídia 2009 (em inglês, ICDB 2009 – International Children´s Day of Broadcasting), foi entregue, nesta quinta-feira (26), ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, pelo secretário de Comunicação Social do STF, Renato Parente, e pelas coordenadoras Madeleine Lacsko e Andréa Mesquita, da emissora pública e do setor de Imprensa do STF, respectivamente. Elas compareceram à premiação em Nova Iorque e trouxeram o prêmio, que a partir de agora passa a integrar o acervo do museu da Corte.
Gilmar Mendes parabenizou toda a equipe pela conquista. Madeleine Lacsko declarou que, na verdade, o prêmio não é só da Rádio, é do Supremo Tribunal Federal, da Secretaria de Comunicação Social, que também teve o apoio de várias outras secretarias. “É muito importante para mostrar que a Justiça brasileira se preocupa com as questões da infância e da juventude e tem ações efetivas com relação a isso”, disse.
Melhor programação do mundo
A Rádio Justiça concorreu com mais de 100 países dos cinco continentes. Para o Unicef, a Rádio Justiça transmitiu a melhor programação do mundo entre as emissoras que participaram do Dia Internacional da Criança na Mídia, comemorado este ano no dia 1º de março. Naquele domingo, toda a programação da emissora pública foi produzida por crianças e jovens de cinco a dezoito anos. Eles falaram sobre direitos humanos, cidadania, leis e justiça.
A Rádio Justiça – primeira emissora brasileira a ganhar o prêmio mundial do Unicef por trabalhos realizados junto ao público infanto-juvenil – foi a única entre as brasileiras a dedicar 24 horas de programação aos conteúdos produzidos e apresentados por crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino, cadastrados em programas sociais do governo, voluntários em projetos sociais ou que cumprem medidas socioeducativas por terem infringido a lei.
JA/EH