Presidente da República Tcheca é recebido por ministros do STF

24/11/2009 18:00 - Atualizado há 9 meses atrás

O presidente da República Tcheca, Václav Klaus, que está em visita oficial ao Brasil, foi recebido esta tarde pelos ministros Marco Aurélio Mello, Ellen Gracie, Ricardo Lewandowski e José Antonio Dias Toffoli, no Salão Nobre do Supremo Tribunal Federal, uma vez que os ministros presidente e vice do STF encontram-se fora do país. Klaus viaja acompanhado de uma comitiva formada por integrantes de seu governo e empresários tchecos, interessados em reforçar laços comerciais com o Brasil. O presidente tcheco é conhecido por sua luta contra o aquecimento global, tendo publicado livro sobre o assunto, já traduzido em 12 línguas, mas não ainda para o português.

Em uma conversa amistosa, Klaus contou aos ministros do STF detalhes da recente controvérsia instalada em seu país em razão da contestação, na Corte Constitucional, do acordo com o Parlamento que permitiu a aprovação de lei que encurtou os mandatos dos parlamentares e antecipou as eleições gerais no País. Após um amplo acordo político, a lei reduziu o mandato de quatro anos para três anos e meio, o que permitiria a antecipação das eleições. Ocorre que um deputado recorreu à Corte Tcheca contra a redução de seu mandato e a lei foi declarada inconstitucional. Com isso, as eleições ocorrerão na data anteriormente prevista, ou seja, somente em junho de 2010.

O ministro Marco Aurélio quis saber do presidente tcheco detalhes de sua atuação na defesa do meio ambiente em consonância com o crescimento econômico. O visitante afirmou que a qualidade do meio ambiente depende diretamente do desenvolvimento econômico do país. “Quanto mais rico é o país, tanto maior é a atenção que dedica ao meio ambiente. Não se pode exigir que pessoas que não têm o que comer se ocupem do meio ambiente como se vivessem na Califórnia”, afirmou Klaus. A ministra Ellen Gracie disse a Klaus que, recentemente, visitou Praga e ficou encantada com a forma como se deu a transição do regime socialista para uma sociedade marcada pela produtividade, pelo pleno emprego e pelo desenvolvimento econômico. O ministro Marco Aurélio saudou o fato de a transição ter se dado sem traumas.

O ministro Ricardo Lewandowski deu as boas-vindas ao presidente, saudando-o pelos avanços culturais verificado no país, pela indústria competitiva que possui e pela excelente qualidade de seus produtos. O ministro desejou que o presidente e a comitiva de empresários que o acompanha na vista oficial façam bons negócios com o Brasil. Do Supremo Tribunal Federal, o presidente da república Tcheca e sua comitiva seguiram para São Paulo. Eles visitarão ainda Recife (PE) e Manaus (AM). O ministro Dias Tofolli desejou que haja um fortalecimento entre as relações entre o Brasil e a República Tcheca, que seja proveitoso para os dois povos, e exortou o presidente Václav Klaus a desfrutar da hospitalidade brasileira.

A convite do ministro Marco Aurélio, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também recepcionou o visitante. Gurgel manifestou a satisfação com a oportunidade e elogiou Klaus por se preocupar com um tema tão relevante para a humanidade quanto é o aquecimento global.

Ao final da visita oficial, o presidente tcheco recebeu impressa uma montagem das fotos do encontro, feita em tempo real pelo setor de fotografia do STF – serviço inaugurado nesta tarde com a visita do presidente tcheco.  

VP/EH

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.