Rádio Justiça destaca III Congresso Ibero-americano e provas no inquérito policial
Jornal da Justiça: Congresso sobre cooperação judicial e caso Jean Charles em destaque
Confira os detalhes sobre o III Congresso Ibero-americano sobre Cooperação Judicial. O evento, que reúne cerca de 700 magistrados de 19 países, em Fortaleza, tem como tema “Sociedade do Conhecimento e Direitos Humanos”. Outro destaque: Família do brasileiro Jean Charles de Menezes, morto por engano pela polícia de Londres, em 2005, chegou a um acordo com a Scotland Yard para uma indenização. O valor está estimado em 100 mil libras, cerca de 286 mil reais. Acompanhe entrevista sobre as implicações jurídicas desse caso no Jornal da Justiça, que ainda destaca: Procuradoria Geral da República promove audiência pública sobre o futuro das florestas no Brasil. Jornal da Justiça, nesta terça-feira (24), entre 6h e 8h.
Hora Legal: Certidão Negativa Online já é realidade no TRT-8
Tribunal Regional do Trabalho já emite certidão negativa de processos em execução online. O serviço, que atesta a ausência de débitos com a Justiça do Trabalho, acelera e simplifica o trabalho dos servidores nas secretarias das Varas e o cidadão passa a ter acesso ao documento a partir do site do Tribunal. Confira os detalhes sobre essa novidade na entrevista com o diretor do Serviço de Informática do TRT8, Dr. Marcos Aurélio Fidelis. Acompanhe ainda uma entrevista com o doutor em Direito penal pela Universidade Complutense de Madri, Luiz Flávio Gomes, sobre o caso Cesare Battisti. Hora Legal, nesta terça-feira (24), às 8h
Justiça em Movimento: direito a indenização em caso de acidentes em transportes públicos
A empresa de transporte coletivo é uma fornecedora de serviço e existe entre ela e seus passageiros uma relação de consumo, em razão do pagamento pela condução. Logo, todos os riscos e danos causados aos passageiros são de responsabilidade da empresa transportadora. Pelo menos é o que prevê o Código de Defesa do Consumidor. Confira nesta edição, qual tem sido o entendimento da Justiça tanto nos casos em que o motorista da empresa é responsável pelo acidente, como naqueles em que o veículo é envolvido em função de terceiros. Justiça em Movimento, nesta terça-feira (24), a partir das 10h40.
Direito Direto fala sobre os programas de bolsas e sociais em nome do desenvolvimento
Na arte, no esporte, na tecnologia ou em outros segmentos sempre surgem pessoas extremamente competentes, mas que não conseguem o apoio necessário para prosseguir no desenvolvimento da sua trajetória. Em tempos de competições internacionais, são inúmeras as notícias envolvendo atletas que chegam a esses eventos apenas por mérito próprio e esforço familiar. Para os que buscam carreira acadêmica, há os programas de bolsas, mas muitos desconhecem a forma de ingresso. Confira nesta edição, entrevistas que analisam a questão no país e falam ainda sobre os aspectos jurídicos de temas como a propriedade intelectual e industrial. Direito Direto, nesta terça-feira (24), a partir das 14 horas.
Espaço Forense: as provas no inquérito policial
A Constituição Federal garante o contraditório e a ampla defesa. Mas, como ficam esses princípios num inquérito policial? O tema é recorrente na Justiça brasileira e tema de estudos em cortes internacionais. Em estudo, o delegado da Polícia Federal, Bruno Fontenele Cabral, aborda o tratamento das provas para sua admissão em juízo no direito americano. Acompanhe debate sobre o tema, com o secretário-geral da Federação Nacional dos Peritos em Papiloscopia e Identificação, Dr. Antônio Tadeu Nicoletti Pereira e o promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná, Dr. Paulo Sérgio Markowicz de Lima. Espaço Forense, nesta terça-feira (24), a partir das 17h10.
Lei de proteção a testemunha é tema da radionovela “O Mão Negra”
Ariclenes é um bancário que está com o nome sujo na praça e fica sabendo que há um estrangulador, o Mão Negra, solto na vizinhança. Assim, ele inventa que quase foi atacado pelo assassino para entrar no programa de proteção à testemunha e, dessa forma, mudar de identidade e se livrar das dívidas. Mas ele não esperava encontrar o Mão Negra, ao vivo e em cores, na sua frente. Descubra o que vai acontecer com Ariclenes acompanhando a radionovela “O Mão Negra”, em nove horários: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50, de segunda a sexta-feira.
Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.
Fonte: Rádio Justiça