Projeto do ministro Eros Grau é finalista em prêmio de direitos humanos

20/11/2009 15:20 - Atualizado há 9 meses atrás

O projeto Aprendendo Direitinho, idealizado pelo ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal (STF), e veiculado pela Rádio Justiça, é finalista da 3ª edição do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos. A iniciativa do ministro é uma ação que integra mídia e escola, com ações educacionais para o exercício da cidadania e o desenvolvimento de relações justas e pacíficas entre as pessoas, inclusive no mundo do trabalho, e tem como objetivo usar a mídia para ensinar noções básicas de direito a alunos do ensino fundamental. O projeto concorre ao prêmio na categoria “Judiciário Cidadão”.

O programa infantil, veiculado na Rádio Justiça (www.radiojustica.jus.br), é apresentado pelo próprio ministro. Nele, são analisadas histórias e contos infantis (fábulas, lendas, folclore) em que são discutidos temas de direitos humanos sob o ponto de vista de uma criança do ensino fundamental. A ideia é que os meninos e meninas sejam colocados como sujeitos ativos das discussões, em um processo de aprendizado que incentiva a reflexão e o debate.

Graças a uma parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal e apoio da Unesco, o conteúdo do programa será transformado em cartilha, que será material obrigatório na rede pública de ensino do DF já no próximo semestre. A cartilha será lançada no dia 8 de dezembro, Dia da Justiça.

Já o prêmio, promovido pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), será entregue no dia 9 de dezembro, quando serão conhecidos os 1º, 2º e 3º colocados nas categorias “Imprensa”, “Instituição” e “Judiciário Cidadão”, em solenidade a ser realizada em Brasília.

O vencedor de cada categoria receberá uma estatueta inspirada no Cilindro de Ciro – artefato cilíndrico de barro, que registra importante decreto do famoso rei Ciro, da Pérsia – e um prêmio em dinheiro no valor líquido de R$ 6 mil. Os demais finalistas (2º e 3º lugares) receberão premiação em dinheiro no valor de R$ 3 mil para cada concorrente.

Mais informações sobre o prêmio no site www.anamatra.org.br.

LC/EH

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.