Programa mostra a atuação de advogados na área de Direitos Humanos
O programa Carreiras, da TV Justiça, vai falar sobre a atuação dos profissionais da área de defesa dos Direitos Humanos, mostrando como é o dia a dia de Cláudia Maria Gonçalves da Costa. Ela é coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal do Maranhão, procuradora do Estado e professora de Direitos Humanos no Programa de pós-graduação da UFMA.
Cláudia conta que começou muito cedo na carreira, mas antes de atuar concluiu os cursos de Direito e História. “São dois cursos que se completam. Conhecer o Direito não é só o texto da lei. Não temos que identificar apenas a vontade do legislador, porque ela se dissipa. Temos que nos atentar para a vontade daquela norma, qual o bem da vida que ela quis proteger. E para isso você precisa conhecer a inserção histórica, as formas mais variadas de violência, como a violência de poder, violência contra mulheres, contra negros, povos indígenas. E a fusão desses dois cursos me deu essa sensibilidade, essa perspectiva” avalia.
O programa conta ainda com a participação da estudante de Direito Priscila Cabral. Ela está no 7º período do curso e tem dúvidas sobre quem atua com Direitos Humanos. Quem responde suas dúvidas é a própria Cláudia, ao explicar que, se fossemos pensar de um modo geral, todo advogado está ligado a uma causa de Direitos Humanos.
“Se você tem interesse, por exemplo, na parte de direitos trabalhistas. Ora, os direitos trabalhistas representam a expressão dos direitos fundamentais de uma das dimensões dos direitos sociais, que é o direito ao trabalho, exercido e harmonizado com a dignidade humana. É uma conquista que não pode retroceder, e está inclusive protegida no direito internacional” afirma.
Ao final ela sugere alguns livros para quem já atua ou quer conhecer melhor a área de Direitos Humanos.
O programa é exibido às segundas-feiras, 22h30 e reprisado na quinta-feira, 18h; sexta-feira, 19h e sábado, 22h. Além disso, o programa pode ser assistido pelo www.youtube.com/stf.
Fonte: TV Justiça