Rádio Justiça destaca reinserção de presos e decisões das Cortes sul-americanas
Regra do Jogo repercute casos de doping no esporte brasileiro
Chega a 34 o número de casos de doping no Brasil neste ano. O assunto preocupa a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Acompanhe entrevista sobre o assunto com o ortopedista, médico do Esporte e diretor científico da sociedade, doutor Ricardo Munir Nahas. Já o colunista Domingos Sávio Zainaghi comenta a suspensão do árbitro goiano Elmo Rezende, que apitou impedimento e depois deixou seguir o lance que resultou no empate do Palmeiras. O resultado é que o Sport foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. No quadro Paixão Nacional, o presidente do Tribunal de Justiça do Acre, o desembargador gaúcho Pedro Hanzi, declara o seu amor pelo Grêmio. Regra do Jogo, neste sábado (14) às 14h, com reapresentação no domingo (15) às 20h30.
Programa Na Trilha da Vida recebe o juiz Pablo Stolze Gagliano
O juiz Pablo Stolze Gagliano formou-se com honra ao mérito na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, em 1998. Além disso, foi aprovado em primeiro lugar em concursos para as carreiras de professor substituto e professor do quadro permanente da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, e em 1999, ingresso como Juiz Substituto do Tribunal de Justiça da Bahia, sendo aprovado em primeiro lugar. É autor e co-autor de várias obras jurídicas, incluindo o Novo Curso de Direito Civil (Saraiva). Os ouvintes da rádio o conhecem por suas participações semanais no programa Hora Legal. Conheça a trajetória do juiz da Comarca de Amélia Rodrigues, na Bahia, subúrbio de Salvador ao som de Cyndi Lauper, Patrick Szwayze, Fagner e Maria Bethânia. Na Trilha da Vida, neste sábado (14) em dois horários: às 9 da manhã e às 9 da noite.
Folhetim: “Há tanto tempo que te amo” trata da reinserção de presos
O drama francês “Há tanto tempo que te amo” traz a história da misteriosa Juliette Lorraine (Kristin Scott Thomas), uma mulher que acaba de sair da prisão e volta à França após viver 15 anos na Inglaterra. Cercada por silêncio, a personagem esconde o motivo que a levou a ser detida. Quem lhe dá abrigo é a irmã caçula Lea (Elsa Zylberstein). O fato é que o diretor estreante Philippe Claudel procura mostrar através de Juliette como é difícil a reinserção social e usa ainda a arte, como uma discussão sobre “Crime e Castigo”, de Dostoievski, para explorar o tema. Acompanhe no Folhetim desta semana, um debate sobre projetos como o “Começar de Novo”, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça na reinserção de presos e o que representa o apoio familiar neste momento. Folhetim, neste sábado (14) às 14h30, com reprise no domingo (15), às 12 horas.
Cortes Supremas destaca julgamento de médicos acusados de fraude no Chile
Procuradoria da República do Chile vai julgar em janeiro dois médicos e uma contadora por venda ilegal de licenças médicas entre os anos de 2007 e 2008. Eles são acusados de fornecer a um grupo, folgas e também subsídios por incapacidade laboral ou maternal diante de órgãos públicos de previdência e de saúde no país. Confira os detalhes no programa Cortes Supremas desta semana, que ainda traz informações sobre o Primeiro Seminário sobre a Proteção do Trabalhador Migrante Fronteiriço no âmbito do Mercosul. O evento acontece em Campo Grande (MS). Cortes Supremas, sábado (14) e domingo (15), às 16 horas.
Jornal da Justiça: termina teste de segurança nas urnas que serão usadas em 2010
Terminou nesta sexta-feira o teste de segurança do sistema eletrônico de votação nas urnas que serão usadas nas eleições de 2010. Desde a última terça-feira, 38 especialistas tentam violar os programas em concurso realizado nas dependências do Tribunal Superior Eleitoral. Confira o resultado disso no Jornal da Justiça que também destaca: ONU quer levar modelo do CNJ para outros países. O anúncio foi feito durante encontro entre o corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp com a Alta Comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Navanethem Pillay, nessa sexta-feira, em Brasília. Outro destaque: Ministério Público Federal em São Paulo denuncia 19 pessoas por contrabando. Em janeiro deste ano, o ônibus com os denunciados, foi parado pela Polícia Militar quando voltava do Paraguai. O valor total das mercadorias apreendidas ultrapassa os R$ 472 mil. Jornal da Justiça, nesta segunda-feira (16), às 6h.
Hora Legal fala sobre o direito à honra e à imagem
Tribunal de Justiça do Rio manteve decisão que proibiu a Rede TV de fazer qualquer referência a Sasha Meneghel em programas de televisão, na página da empresa na internet ou em qualquer outro meio. A proibição foi mantida pelo desembargador Gilberto Dutra Moreira, relator do processo. A ação foi ajuizada por Sasha, representada por sua mãe, a apresentadora Xuxa Meneghel, depois que a menor se tornou alvo das sátiras dos humoristas do "Pânico na TV". Para o magistrado, houve, no episódio, a violação do direito à honra e à imagem da menina, que, além de ser menor de idade, foi submetida à execração pública. Hora Legal, nesta segunda-feira (16), a partir das 8 horas.
Padronização de etiqueta com prazo de validade é tema do Justiça em Movimento
Panificadora e outros estabelecimentos varejistas que ofertam gêneros alimentícios, nem sempre seguem um padrão de etiqueta sobre o prazo de validade desse produto. Há inclusive casos em que a etiqueta é escrita a caneta. Acompanhe nesta edição, uma discussão sobre o que prevê a legislação nesse sentido. Justiça em Movimento, nesta segunda-feira (16), às 10h40.
Direito Direto debate legislação sobre propaganda enganosa
O Código de Defesa do Consumidor representa um importante instrumento de proteção nas relações de consumo. Estabelece inclusive normas em relação à publicidade, afinal, é através dela que o consumidor fica sabendo o que é novidade, quais os produtos ou serviços que estão a disposição. São mensagens estampadas em impressos ou mesmo na Internet, ou mostradas nas programações de TV e ouvidas nas emissoras de rádio, ou seja, são os veículos que ligam os interessem dos que querem comprar com o dos querem vender. Confira quais são as regras que regem o setor de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, no programa Direito Direto, nesta segunda-feira (16), a partir das 14h10.
Espaço Forense: possibilidade de indenização em caso de adultério
Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça chamou a atenção da mídia: cúmplice de adultério, praticado durante o tempo de vigência do casamento, não deve indenizar o marido traído por dano moral. Os ministros da Quarta Turma do STJ entenderam que, em nenhum momento, nem a doutrina abalizada, nem tampouco a jurisprudência, cogitou de responsabilidade civil de terceiro. Acompanhe uma discussão sobre o assunto nas entrevistas do promotor de Justiça no Paraná, Dr. Inácio de Carvalho Neto, o advogado e professor Dr. Fabrício Zamprogna e o juiz do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Dr. Henry Petry Jr. Espaço Forense, nesta segunda-feira (16), a partir das 17 horas.
Fraude na seguradora é o tema da semana na radionovela “O bico doce”
O trambiqueiro Armando Bicudo volta a incomodar sua grande paixão, a Adelaide, que se casou com o Genésio. Passando-se por um primo de Adelaide, ele quer a ajuda do casal para dar um golpe em uma companhia de seguros. Confira o que vai acontecer nesta semana, na trama de “O Bico Doce”, a radionovela da Rádio Justiça que agora aborda outro tipo de fraude, aquela para recebimento de indenização do seguro. A partir desta segunda-feira, dia 16 de novembro. Em nove horários: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50, de segunda a sexta-feira. Sábado e domingo, às 20h, a rádio apresenta o compacto com a história completa.
Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.
Fonte: Rádio Justiça