Rádio Justiça é a vencedora mundial do ICDB 2009 – Dia Internacional da Criança na Mídia do Unicef

11/11/2009 15:00 - Atualizado há 9 meses atrás

A Rádio Justiça recebeu nesta terça-feira (10), em um jantar de gala no restaurante The Modern, em Nova Iorque, o prêmio mundial do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) de melhor programação entre participantes do ICDB 2009 – International Children’s Day of Broadcasting, o Dia Internacional da Criança na Mídia, realizado em 1º de março de 2009. A Rádio Justiça dedicou 24 horas de sua programação ao público infanto-juvenil. E o diferencial é que essa programação foi planejada, produzida e apresentada pelas próprias crianças e adolescentes, todos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal e, também, ligados a instituições públicas, como as unidades de internação para jovens em conflito com a lei (Veja o vídeo da premiação). 

Os jovens, de cinco a 18 anos, entrevistaram promotores, juízes, professores universitários e o rapper Mano Brown. Além disso, quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) também foram ouvidos pelos pequenos. O ministro Carlos Ayres Britto falou sobre poesia e o ministro Eros Grau explicou o que é preciso para tomar decisões como juiz. Já o presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, comentou a aplicação da Justiça no país e o ministro Ricardo Lewandowski mostrou como a falta de estrutura do Brasil, em algumas áreas, impede o cumprimento de direitos previstos na Constituição.

Todos os anos, mais de cem nações participam desse esforço de colocar as crianças para produzir a mídia. A Rádio Justiça é a primeira emissora brasileira a ganhar o prêmio mundial do UNICEF por trabalhos realizados junto ao público infanto-juvenil.   O Dia Internacional da Criança na Mídia envolveu, no Brasil, o Conselho Nacional de Justiça, o governo do Distrito Federal e as equipes da Rádio Justiça, que coordenou o projeto desde a seleção das melhores propostas até a produção, edição, sonorização e finalização dos programas, e da Coordenadoria de Imprensa do STF que, através de seu Núcleo de Programação Visual, produziu a campanha de divulgação.

Fonte: Rádio Justiça

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