Retrato do ministro Dias Toffoli passa a integrar Galeria dos Ministros do STF
Fotografia do ministro Dias Toffoli, empossado no Supremo Tribunal Federal na última sexta-feira (23), passou a integrar, a partir de hoje, a Galeria de Retratos dos Ministros do STF, localizada no hall da Presidência da Corte.
Ao todo, a galeria tem 226 fotos de ministros sendo que existem 48 espaços em branco de diferentes décadas. O Museu do STF tenta resgatar essas fotografias com as famílias dos ministros para completar a mostra.
A Galeria de Retratos de Ministros foi criada na gestão do Ministro Thompson Flores, projetada pelo arquiteto Glauco Campelo. A pesquisa iconográfica foi realizada pelo diretor-geral da época, Pedro Mattoso, em 1978. Na ocasião, faltaram 76 fotografias na galeria.
A partir de 1988, com a “Campanha Pró-Memória”, as pesquisas foram retomadas em bibliotecas dos Tribunais Superiores em Brasília, na Ordem dos Advogados do Brasil, no Instituto Histórico e Geográfico, na Biblioteca e no Arquivo Nacional, entre outras entidades. O resultado da pesquisa foi o resgate de oito fotografias de ministros do Império.
A partir de 1998, a Secretaria de Documentação do STF intensificou essa pesquisa iconográfica em bibliotecas e arquivos dos estados de origem dos ministros e faculdades de Direito onde estudaram ou lecionaram, e também pela Internet. Foram obtidas, então, mais três fotografias de antigos ministros para integrar a galeria.
EH