Informativo STF passa a oferecer áudio integral dos julgamentos e trechos em vídeo no YouTube
A edição eletrônica do Informativo STF, com a seleção dos principais julgamentos nas sessões do Plenário e das duas Turmas do Supremo, está mais moderna. Desde a última edição (nº 563), que abrange os julgamentos de 13 a 16 de outubro, os usuários do serviço têm acesso aos links de áudio integral de cada processo.
A edição eletrônica do Informativo STF, disponível no site do Supremo Tribunal Federal, com a seleção dos principais processos julgados nas sessões do Plenário e das duas Turmas do STF está mais moderna. A partir da edição desta semana – nº 563, que abrange os julgamentos de 13 a 16 de outubro –, os usuários terão acesso aos links de áudio integral de cada processo (oferecidos pela Rádio Justiça) e também aos trechos dos vídeos do programa Síntese, da TV Justiça, disponíveis na página do STF no YouTube.
Os links de áudio e vídeo restringem-se aos processos julgados pelo Plenário do STF, já que não há transmissão das sessões das duas Turmas do STF. Segundo a assessora responsável pela edição do Informativo, Anna Daniela Santos, a oferta das decisões selecionadas em áudio e vídeo torna o produto ainda mais atraente. “A novidade no Informativo foi possível graças ao acordo realizado entre o STF e o CNJ com a Google Inc., que permite o acesso direto, por meio do YouTube, ao vídeo com trechos de julgamentos das sessões plenárias. Já o áudio dos julgamentos das sessões é produzido pela Rádio Justiça”, explicou.
O Informativo STF é elaborado a partir de notas tomadas nas sessões de julgamento e contém resumos não-oficiais de decisões proferidas pelo Tribunal. Por isso, a fidelidade de tais resumos ao conteúdo efetivo das decisões, embora seja uma das metas do trabalho, somente pode ser aferida após publicação das decisões no Diário da Justiça.
O trabalho é divulgado semanalmente e colocado na Internet sempre na quarta-feira posterior à semana de julgamentos. Também é enviado automaticamente, na quinta-feira, por e-mail, aos cadastrados no Sistema Push. Há ainda uma distribuição de cópias impressas aos ministros aposentados e a alguns setores da Corte.
VP/EH