Credenciamento de imprensa para cerimônia de posse do ministro Toffoli será nesta quarta (21)
Profissionais dos meios de comunicação que irão atuar na cobertura da Sessão Solene de posse do ministro José Antonio Dias Toffoli devem procurar a Coordenadoria de Imprensa do STF de 9h às 18h, nesta quarta-feira.
Para fazer a cobertura da cerimônia de posse do ministro José Antonio Dias Toffoli no Supremo Tribunal Federal (STF), os meios de comunicação deverão pedir credenciamento na quarta-feira (21), de 9h às 18h, à Coordenadoria de Imprensa do Tribunal. Indicado para compor a Suprema Corte, o ex-advogado-geral da União será empossado no STF em Sessão Solene que ocorrerá no Plenário da Corte na próxima sexta-feira (23), às 17h.
O STF distribuirá duas credenciais por veículo de comunicação impresso (uma para jornalista e outra para fotógrafo); uma por emissora de rádio; e três por empresa, para as TVs (uma para cinegrafista, uma para iluminador e uma para o jornalista escalado). A credencial dará direito a acesso apenas ao Salão Branco, após a saída do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com normativos de segurança da Presidência da República. O Salão Branco é o local onde o novo ministro receberá os cumprimentos, após a solenidade, e está localizado no edifício-sede do Tribunal.
As empresas de comunicação devem solicitar o credenciamento por escrito, em papel timbrado, com as seguintes informações: nome do veículo, nome do jornalista com número do documento de identidade e do registro profissional por meio do fax (61) 3322 1431. A solicitação deve ser apresentada na Coordenadoria de Imprensa do STF, para retirada das credenciais. Mais informações pelo telefone (61) 3217-4480. Credenciais emitidas por outros órgãos do Legislativo, Executivo ou Judiciário não serão aceitas no STF para a cobertura deste evento.
Foram reservados 10 lugares para que jornalistas possam acompanhar a sessão de posse dentro do Plenário da Corte. Esses assentos serão definidos por sorteio, a ser realizado às 16h desta quinta-feira (22), no Comitê de Imprensa do STF, com a presença dos jornalistas interessados. Aqueles que não estiverem presentes não poderão participar do sorteio.
Desta vez, os profissionais da imprensa não irão dispor de estrutura de redação para auxiliar na cobertura da posse, com a disponibilização de computadores e um telão para acompanhar a Sessão Solene. Isso porque esse espaço será reservado para convidados.
Como ocorre tradicionalmente, a solenidade não prevê discursos – a sessão será aberta pelo ministro Gilmar Mendes, seguida pela leitura do termo de posse pelo diretor-geral do STF, e assinatura do documento pelos ministros e pelo procurador-geral da República. Ao final da sessão, o ministro Dias Toffoli receberá os cumprimentos no Salão Branco.
Cobertura e transmissão ao vivo
A cerimônia de posse está marcada para começar às 17 horas, com transmissão ao vivo pela TV Justiça (canal 53-UHF, em Brasília; SKY, canal 117) e pela Rádio Justiça (104.7 FM, em Brasília), inclusive pela Internet. Outra maneira de acompanhar a sessão é por meio do Portal de Notícias do STF, alimentado com matérias jornalísticas pela Assessoria de Imprensa da Corte.
As imagens da sessão de julgamento serão geradas exclusivamente pela TV Justiça. O sinal estará disponível para todas as emissoras interessadas no Centro de TV da Embratel, em tempo real.
Já para repórteres-fotográficos, o acesso ao Plenário será liberado, com o devido credenciamento prévio a ser realizado nesta quarta-feira (21). As câmeras deverão ser posicionadas exclusivamente em tablado montado de frente para a bancada dos ministros, não sendo permitido qualquer deslocamento lateral por parte dos profissionais de fotografia.
O sinal de rádio será franqueado pela Rádio Justiça, por meio da frequência FM 104,7 MHz, no Distrito Federal, ou via satélite.
Trajes
De acordo com normas internas do Tribunal, a entrada no Plenário requer o uso de terno e gravata, para homens, e vestidos, tailleurs (saia abaixo do joelho e blazer), ou ternos (calça e blazer de manga comprida), para mulheres. Essa vestimenta será exigida dos profissionais que venham fazer a cobertura jornalística do evento. É proibida a entrada de pessoas calçando tênis e sandálias rasteiras, assim como trajando qualquer tipo de roupa de tecido jeans.
EC/EH