Em homenagem ao Dia da Criança, Repórter Justiça aborda o sistema de adoção do Brasil
Cerca de 80 mil crianças vivem hoje em abrigos à espera de uma adoção no Brasil. Segundo o policial Eder Vieira, um dos problemas é a burocracia. “Poderiam agilizar um pouco mais. Acontece casos da criança chegar bebezinho e quando ela está apta para adoção já tem dois anos ou mais”, diz ele.
O "Repórter Justiça" desta semana trata do assunto motivado pela criação de uma nova lei sancionada em agosto de 2009. O texto altera tanto o Estatuto da Criança e do Adolescente quanto o Código Civil brasileiro. Ele determina novos critérios sobre o processo de adoção de crianças e adolescentes no Brasil. As novas regras passam a valer em novembro deste ano.
A reportagem mostra as expectativas nas casas-abrigo espalhadas pelo país com a chegada da nova lei. Psicólogos, assistentes sociais, gestores de casas de amparo e proteção à criança a ao adolescente, e operadores do Direito debatem o tema.
O programa apresenta, também, a adoção por casais homoafetivos, o que acontece quando o abrigado completa dezoito anos sem ter sido adotado e os casos de amor e de abandono.
O "Repórter Justiça" vai ao ar nesta sexta-feira, às 21h30, pela TV Justiça, e pode ser visto também no YouTube. Acesse: www.youtube.com.br/stf
Horários alternativos: sábado – 18h / segunda-feira – 13h30 / quarta-feira – 18h
Fonte: TV Justiça